7.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegional“A Escola Expõe” de 2 a 31 de maio na Sertã

“A Escola Expõe” de 2 a 31 de maio na Sertã

A Casa da Cultura da Sertã acolhe, de 2 a 31 de maio, a exposição de trabalhos no âmbito do Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas da Sertã,  integrado no Plano Nacional das Artes.

Intitulada “A Escola Expõe”, trata-se de uma exposição dinâmica, apresentando trabalhos em sistema de rotatividade, dado o elevado número de trabalhos realizado.

Estarão patentes ilustrações, desenhos, declamação de lendas, tapeçaria, bordados, reprodução da fachada principal da Igreja do Castelo com a utilização dos blocos lógicos e vitral, coreografias, vídeos, entre muitos outros trabalhos e atividades desenvolvidas.

O Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas da Sertã incide no património cultural da Sertã, material e imaterial, que se apresenta variado e atravessa diversas áreas, desde as ancestrais às contemporâneas: arqueologia, arte rupestre e monumentos; artesanato, festas, feiras e romarias; dança, música, teatro e cinema.

Todas estas áreas traduzem a riqueza e diversidade das manifestações culturais e oferecem oportunidades de aprendizagem, apreciação e intervenção artística e cultural em distintas linguagens.

O referido projeto tem como objetivo a promoção de experiências e atividades culturais para a consolidação de aprendizagens e valorização das tradições e património locais; fomentar o contacto direto dos alunos com a cultura local, o conhecimento da sua realidade, com vista ao desenvolvimento do processo criativo e autónomo dos alunos, fortalecendo a sua motivação.

A exposição pode ser apreciada na Casa da Cultura da Sertã, de 2 a 31 de maio, de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas, e aos fins de semana sempre que decorram eventos naquele espaço.

O Plano Nacional das Artes nasce de um protocolo entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação e tem como “Missão” promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos.

Trabalha em estreita ligação com o Plano Nacional de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Cinema, Programa de Educação Estética e Artística, Rede Portuguesa de Museus, Arquivo Nacional de Som, comunidade educativa, instituições culturais, organismos governamentais, autarquias, fundações, instituições de ensino superior, meios de comunicação social, associações e coletividades e outros parceiros públicos e privados.

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: