10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioRegionalCASTELO BRANCO: Dia Mundial da Língua Portuguesa na Biblioteca

CASTELO BRANCO: Dia Mundial da Língua Portuguesa na Biblioteca

11 de maio, quarta-feira, às 16 horas

Para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio), a Alma Azul e a Biblioteca Municipal de Castelo Branco promovem uma conversa comunitária sobre a Diversidade da Língua Portuguesa, onde serão incluídas várias Leituras, no próximo dia 11 de maio, quarta-feira, às 16 horas, no Auditório da Biblioteca.

A sessão é aberta a todos os interessados, mas especialmente convidados estão os estudantes e professores das Escolas do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Escolas Profissionais; e alunos do 12.º Ano, naturais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal ou qualquer outro país que partilhe a nossa Língua Comum.

Vasco Martins-Fotografia de Francisco Fontes

Na sessão será apresentado o livro “Poesia da Língua Toda”, antologia de poemas de Alexandre Valinho Gigas (Portugal); Conceição Lima (São Tomé e Príncipe); Gisela Cañamero (Portugal); Helder Magalhães (Portugal); José Luís Mendonça (Angola); Luís Kandjimbo (Angola); Rita Ié (Guiné-Bissau); Sérgio de Carvalho Rodrigues (Angola); Suzana Vargas (Brasil) e Vasco Martins (Cabo Verde), uma produção do Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2022; que além dos poemas contém ainda uma breve biografia de cada autor.

Os estudantes-voluntários do ensino politécnico e do décimo segundo ano que participarem nas Leituras recebem, de oferta, a antologia: Poesia da Língua Toda, edição Alma Azul.

Conceição Lima

Haverá ainda uma simbólica homenagem ao moçambicano José Craveirinha, Prémio Camões 1991, de quem se assinala, em 2022, o centenário do seu nascimento.

José Craveirinha nasceu no dia 28 de maio de 1922.

Mostrar com vários autores a diversidade e a riqueza da Língua Portuguesa (escrita e falada) nos países em que o português é a língua oficial, da Europa à América Latina; da África à Ásia, e nas múltiplas comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo; é o propósito desta sessão organizada pela Alma Azul em parceria com a Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Recorde-se que a colaboração Alma Azul – Biblioteca Municipal se iniciou no passado dia 25 de Abril com a sessão “A Poesia e o 25 de Abril” realizada no Parque da Cidade de Castelo Branco (ver imagem) e continuará, no dia 7 de junho, com a sessão “A Bagagem do Viajante – José  Saramago”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: