15 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 26, 2022
No menu items!
InícioInternacionalNovo Nordisk lança 'The Healthy Childhood Challenge’ em colaboração com a UNICEF

Novo Nordisk lança ‘The Healthy Childhood Challenge’ em colaboração com a UNICEF

Novo Nordisk, em colaboração com a UNICEF, lança hoje o ‘The Healthy Childhood Challenge’, um desafio global que tem como objetivo apoiar e financiar ideias que promovam ambientes saudáveis para as crianças.

Crescer num ambiente saudável é essencial para que uma criança prospere e atinja o seu potencial, mas, hoje em dia, esta não é uma realidade para muitas crianças, que se desenvolvem em contextos prejudiciais à sua saúde.

The Healthy Childhood Challenge procura ideias que aumentem a probabilidade de as crianças estarem bem nutridas, ativas e mentalmente sãs nos ambientes em que vivem.

Esta iniciativa regressa um ano após o sucesso da primeira edição – o The Healthy Food Challenge, em que o projeto português Food From the Block foi um dos três vencedores – e desafia agora comunidades, organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino e de saúde, organismos públicos, e tantos outros, em todo o mundo, a proporem soluções que promovam a criação de ambientes mais saudáveis para as crianças e que reduzam as desigualdades em saúde.

As três melhores e mais inovadoras ideias irão receber 100.000 dólares (cerca de 92.000 euros) da Novo Nordisk para colocarem em prática as soluções apresentadas.

Este ano, o foco tem uma relevância crítica: a infância.

Uma saúde deficiente numa idade mais jovem aumenta o risco de desenvolvimento de doenças não transmissíveis no futuro, desde logo a obesidade.

Intervir para ajudar as crianças a manterem um peso adequado é uma forma importante de melhorar a sua saúde, para o resto das suas vidas. Este facto assume particular importância no nosso país, onde cerca de 29,6% e 12% das crianças portuguesas apresentam excesso de peso e obesidade, respetivamente.[i]

“Muitas crianças estão hoje rodeadas por ambientes onde os alimentos não saudáveis estão amplamente disponíveis e promovidos, e onde existem poucas oportunidades para a realização de atividades físicas. Em particular, as crianças que residem em áreas mais desfavorecidas têm frequentemente menos acesso a espaços seguros e verdes para fazerem exercício e os alimentos nutritivos e acessíveis são escassos”, refere Jo Jewell, especialista em Nutrição da UNICEF.

“Criar oportunidades para que as crianças comam bem, sejam ativas e mantenham um peso saudável é um desafio societal que temos de enfrentar e, como sociedade, temos de pensar fora da caixa para encontrar novas e criativas formas de dar às crianças em todo o mundo um começo de vida saudável”, acrescenta.

“A prevenção da doença é uma parte fundamental do compromisso social da Novo Nordisk e a infância é uma oportunidade de impacto único para fazer a diferença na saúde das pessoas. Procuramos soluções inovadoras e parcerias criativas que possam apoiar a criação de ambientes saudáveis para as crianças. E incentivamos comunidades, organizações, grupos de jovens, instituições públicas e organizações privadas – qualquer pessoa que tenha uma excelente ideia – a participar nesta nossa iniciativa”, destaca Paula Barriga, Diretora Geral da Novo Nordisk Portugal.

O ‘The Healthy Childhood Challenge’ é parte integrante do compromisso e estratégia da Novo Nordisk para o desenvolvimento sustentável, que tem como um dos seus pilares de atuação a prevenção de doenças crónicas, entre as quais a Obesidade.

Esta doença é hoje um dos principais problemas de saúde em Portugal, afetando cerca de 28,7% dos portugueses, o que corresponde a mais de 2 milhões de pessoas.[ii]

E traz impactos a diferentes níveis: no indivíduo, na sociedade e no sistema de saúde – a Obesidade e o excesso de peso representam um custo direto anual de 1,2 mil milhões de euros em Portugal, o equivalente a 0,6% do PIB e a 6% das despesas de Saúde do nosso país. [iii]

Esta nova edição da iniciativa global promovida pela Novo Nordisk vai incluir duas rondas de seleção dos projetos: a primeira em julho, onde serão selecionados os 10 melhores projetos; e uma seleção final em outubro, altura em que os três vencedores serão escolhidos, sendo depois anunciados em novembro.

Mais informação disponível em: The Healthy Childhood Challenge

[i] Childhood Obesity Surveillance Initiative, 2019
[ii] OCDE. Health at a Glance 2021. Disponível em https://www.oecd-ilibrary.org/social-issues-migration-health/health-at-a-glance-2021_ae3016b9-en
[iii] Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE), Evigrade-IQVIA e Sociedade Portuguesa. Estudo da Obesidade (SPEO). Estudo “O Custo e a Carga do Excesso de Peso e Obesidade em Portugal”. Outubro de 2021.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: