7.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalEnsino em Oleiros é exemplo para colégio francês

Ensino em Oleiros é exemplo para colégio francês

Geminação com Saint Doulchard

A diretora, cinco professores e um assistente de serviços cívicos do colégio Louis Armand de Saint Doulchard, município francês com o qual Oleiros tem um acordo Cooperação e Amizade desde 2014, chegaram esta semana a este município para cinco dias de visita e assim conhecerem o modelo de ensino praticado no Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.

A visita integra-se no programa europeu Erasmus +, o qual apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

“Viemos observar modelos de desenvolvimento sustentáveis neste país estrangeiro por sugestão do presidente da Câmara de Saint Doulchard, dada a geminação que existe com Oleiros”, explica a diretora do colégio, Séverine Goblet.

Durante a visita à CM de Oleiros

“Recolhemos uma muito boa impressão da sede do Agrupamento de Escolas, embora seja um estabelecimento mais pequeno que o nosso que tem 650 alunos dos 11 aos 15 anos”, completa.

A forma de ensino, a constituição de turmas, a presença da vegetação no recinto escolar ou a existência de contentores de lixo diferenciado mereceu “imediata nota positiva” daquela responsável.

A comitiva francesa foi recebida na Câmara de Oleiros pelo vice-presidente, Miguel Marques com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.

“Não é a primeira atividade que surge no âmbito desta geminação. Recordo-me de uma deslocação da Filarmónica Oleirense a Saint Doulchard. Esta geminação é para durar e claro, dar frutos como é este o caso que será profícuo para ambas as partes, com a vinda e ida de alunos entre os dois territórios”.

Ainda no âmbito do mesmo programa, o estabelecimento francês pretende regressar a Oleiros com alunos e já convidou professores e estudantes do Agrupamento Padre António de Andrade para visitarem o Colégio de Saint Doulchard.

Adiantaram que os alunos de Oleiros ficarão alojados num castelo recentemente reconstruído pela autarquia francesa.

“Depois de dois anos de confinamento, é importante que os alunos conheçam outras culturas”, frisou Séverine Goblet no momento de receção oficial onde também esteve presente o diretor do Agrupamento Padre António de Andrade.

A par dos trabalhos, Oleiros preparou um conjunto de visitas turísticas a este grupo de professores para melhor conhecer Oleiros e quem sabe, poderem regressar com as suas famílias.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: