O livro “Paisagens Educativas do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO foi apresentado este fim-de-semana no I Curso de Atualização de Professores em Geociências – Especial.
Este curso acreditado pelo CCPFC para os professores dos grupos 230, 420 e 520de todo o país é uma organização da Associação Portuguesa de Geólogos em parceria com o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.
O livro coordenado por Carlos Neto de Carvalho, Joana Rodrigues e Maria Manuela Catana faz uma síntese para os professores dos principais estudos geocientíficos fundamentais e aplicados que têm decorrido no território do Geopark Naturtejo, que abrange os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Estes estudos são desenvolvidos por investigadores das principais universidades portuguesas em colaboração com o Geopark Naturtejo.
O livro, feito por estes investigadores especialmente para os professores do ensino básico e secundário, faz uma viagem cronológica pelas principais etapas da evolução geológica da paisagem da região, apresentando alguns dos melhores geo monumentos e sítios de importância geológica existentes e visitáveis.
São ainda apresentados importantes exemplos da aplicação do conhecimento geocientífico a problemas concretos sentidos na região, casos dos estudos de estabilidade de vertentes rochosas, de quantificação de reservas subterrâneas de água e sua vulnerabilidade face às atividades antrópicas.
Esta Edição Especial assinala os 20 anos do XXI CAP que decorreu em Castelo Branco e Idanha-a-Nova, atualmente integrados no Geoparque Mundial da UNESCO.
Uma organização que contou à época e na região com investigadores da Escola Agrária de Castelo Branco e de associados locais da APG, casos da Professora Isabel Margarida Antunes, hoje na Universidade do Minho, e o conhecido veterinário de Idanha-a-Nova, Dr. Serejo Proença, e que acabou por ser o embrião que levou o município de Idanha-a-Nova em 2005 a encabeçar a candidatura, através da Associação de Municípios Natureza e Tejo, do território à Rede Global de Geoparques, hoje integrante no Programa Geoparques Mundiais da UNESCO.
Aos webinares que envolveram quase 100 professores de todo o país em interacção com os investigadores segue-se no próximo fim de semana o Curso de Campo de 30 horas, que levará os professores a descobrirem alguns dos principais geo monumentos e sítios com relevância educativa para as geociências no território do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.
Esta visita apresenta-se estruturada de forma a que os exemplos possam ser adaptados a todos os níveis de ensino.
O livro “Paisagens Educativas do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO” pode ser descarregado gratuitamente em www.naturtejo.com (Documentação).