22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioNacionalNovo livro “Paisagens Educativas do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO” apresentado em...

Novo livro “Paisagens Educativas do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO” apresentado em Curso de Atualização de Professores

O livro “Paisagens Educativas do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO foi apresentado este fim-de-semana no I Curso de Atualização de Professores em Geociências – Especial.

Este curso acreditado pelo CCPFC para os professores dos grupos 230, 420 e 520de todo o país é uma organização da Associação Portuguesa de Geólogos em parceria com o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.

O livro coordenado por Carlos Neto de Carvalho, Joana Rodrigues e Maria Manuela Catana faz uma síntese para os professores dos principais estudos geocientíficos fundamentais e aplicados que têm decorrido no território do Geopark Naturtejo, que abrange os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Estes estudos são desenvolvidos por investigadores das principais universidades portuguesas em colaboração com o Geopark Naturtejo.

O livro, feito por estes investigadores especialmente para os professores do ensino básico e secundário, faz uma viagem cronológica pelas principais etapas da evolução geológica da paisagem da região, apresentando alguns dos melhores geo monumentos e sítios de importância geológica existentes e visitáveis.

São ainda apresentados importantes exemplos da aplicação do conhecimento geocientífico a problemas concretos sentidos na região, casos dos estudos de estabilidade de vertentes rochosas, de quantificação de reservas subterrâneas de água e sua vulnerabilidade face às atividades antrópicas.

Esta Edição Especial assinala os 20 anos do XXI CAP que decorreu em Castelo Branco e Idanha-a-Nova, atualmente integrados no Geoparque Mundial da UNESCO.

Uma organização que contou à época e na região com investigadores da Escola Agrária de Castelo Branco e de associados locais da APG, casos da Professora Isabel Margarida Antunes, hoje na Universidade do Minho, e o conhecido veterinário de Idanha-a-Nova, Dr. Serejo Proença, e que acabou por ser o embrião que levou o município de Idanha-a-Nova em 2005 a encabeçar a candidatura, através da Associação de Municípios Natureza e Tejo, do território à Rede Global de Geoparques, hoje integrante no Programa Geoparques Mundiais da UNESCO.

Aos webinares que envolveram quase 100 professores de todo o país em interacção com os investigadores segue-se no próximo fim de semana o Curso de Campo de 30 horas, que levará os professores a descobrirem alguns dos principais geo monumentos e sítios com relevância educativa para as geociências no território do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.

Esta visita apresenta-se estruturada de forma a que os exemplos possam ser adaptados a todos os níveis de ensino.

O livro “Paisagens Educativas do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO” pode ser descarregado gratuitamente em www.naturtejo.com (Documentação).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: