No marketing digital moderno, ter uma presença online forte não é mais opcional, é essencial para o sucesso.
Os mecanismos de busca desempenham um papel importante para os jogos, por isso a utilização de uma estratégia de SEO para jogos é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a visibilidade e a autoridade do local.
Se houve indústria que beneficiou a pandemia, foi a dos jogos online. Com uma estratégia de SEO aliada, poderia construir o seu público e ter uma forte vantagem competitiva.
Conheça como vantagens do SEO para jogos e as estratégias para aplicar ao seu site.
O que é SEO para jogos?
SEO para jogos é um método de melhorar o desempenho de um site, neste caso relacionado com a indústria do jogo, ajudando a obter uma melhor classificação nos motores de busca. É um elemento essencial para ter uma presença online forte, atraindo mais tráfego.
Assim sendo, é importante que melhore a experiência dos usuários do seu site, aplicando estratégias dentro e para a de páginas.
Vantagens de SEO para Gaming
A indústria dos jogos tem vindo a crescer e não parou por aqui. Com um aumento de interesse exponencial também acresce a competição, e o SEO representa um fator diferenciador.
Algumas das vantagens de SEO para Gaming:
- Análise da competição: Num mercado que está em constante crescimento, é importante que conheça a sua concorrência e as estratégias que estão a utilizar.
- Alcance da audiência certa: A utilização de uma estratégia de SEO para jogos, permite que o site alcance tráfego orgânico e direcionado para o público certo.
- Melhor experiência de usuário: Uma boa experiência de usuário gera conversões.
- Maior reconhecimento: Alcançar uma posição melhor nos motores de busca, de forma orgânica, permite que o site obtenha reconhecimento a baixo custo.
6 estratégias de SEO para jogos
1. Maximizar o conteúdo de vídeo
O conteúdo em formato de vídeo tornou-se a ferramenta de marketing mais eficaz atualmente. Por isso, o conteúdo criar de vídeo relacionado com jogos, é uma boa estratégia para atrair espectadores e aumentar o tráfego para o site.
Por outro lado, a indústria do jogo beneficiou as plataformas de streaming, que enriqueceram a conexão com o público.
2. Usar fóruns de jogos
Além das plataformas de streaming, os entusiastas de jogos online também frequentam os jogos para interagir com outros jogadores ou informações acerca de jogos úteis.
Assim sendo, pode utilizar os fóruns para ajudar os jogadores a corrigir quaisquer problemas que poderia ter, o que ajuda a construir confiança.
Por outro lado, os fóruns de jogos representam uma excelente oportunidade para a criação de backlinks de qualidade para o site.
3. Usar palavras-chave relevantes
Utilizar como palavras-chave certas, são a base de qualquer estratégia de SEO, para atrair mais tráfego e aumentar a visibilidade do site.
Realize uma pesquisa de palavras-chave, que represente o seu nicho, e dê preferência às palavras-chave de cauda longa ainda possuem menos concorrência e são mais específicas.
Depois de selecionar as palavras-chave mais relevantes, colocar de forma estratégica nas peças de conteúdo do seu blog, de forma o gerar tráfego orgânico.
4. Envolver-se nas redes sociais
Como redes sociais são uma excelente forma de alcançar o público-alvo. Os jogadores de todo o mundo, utilizam o Facebook e o Twitter para obter atualizações sobre os jogos.
Divulgar conteúdo relevante e otimizado aumentar a probabilidade de obter mais tráfego para o seu site, e ajuda a construir uma comunidade de fãs.
5. Otimizar para pesquisa por voz
Sendo que 71% dos consumidores preferem realizar pesquisas por voz em vez de digitalização, pode aproveitar esta tendência para obter uma vantagem competitiva.
Para isso, certifique-se que tenha uma página para as perguntas frequentes com respostas diretas, pois o Google beneficia os sites que fornecem respostas instantâneas aos usuários.
6. Recorrer a uma agência de SEO
Colaborar com uma agência de SEO Portugal é ideal na vertente do Gaming. Com uma compreensão profunda na indústria dos jogos, os profissionais aplicam estratégias personalizadas de forma a aumentar o tráfego orgânico do site e o ranking nos motores de busca através dos seguintes passos:
- Análise de concorrentes na área do gaming;
- Otimização do website;
- Descoberta das palavras-chave relevantes;
- Criação de estratégia de link-building;
- Criação de conteúdos para jogos;
- Construção de uma comunidade de jogos.
Pronto para entrar em jogo?
Os jogos conquistaram o mundo, e o trabalho de SEO é fundamental para navegar nele.
Implementar uma estratégia de SEO para gaming significa seguir os mesmos passos que para os outros setores, no entanto precisa de ser estratégico quanto à escolha do mercado-alvo, palavras-chave e plataformas certas para o seu jogo.