22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioInternacionalComemorações do Dia da Europa a 9 de maio

Comemorações do Dia da Europa a 9 de maio

O Dia da Europa (9 de maio) assinala a histórica Declaração Schuman, considerada como o momento fundador da atual União Europeia, e simboliza a unidade do continente europeu.

O objetivo da Declaração Schuman foi garantir a paz a longo prazo na Europa; na sequência do conflito na Ucrânia, os eventos para o dia da Europa 2022 vão sublinhar o compromisso da UE pela paz e a importância dos valores universais, como a liberdade e a democracia.

Os europeus são convidados para um vasto leque de atividades presenciais e em linha, em todos os Estados-membros, bem como nos edifícios do Parlamento Europeu em Bruxelas (7 de maio), Luxemburgo (9 de maio) e Estrasburgo (15 de maio).

A programação global do Parlamento Europeu, entre 7 e 15 de maio, pode ser consultada aqui.

1. PROGRAMAÇÃO

Destacam-se no dia 9 de maio:

Em Estrasburgo

O Dia da Europa junta os presidentes Roberta Metsola, Ursula von der Leyen e Emmanuel Macron na Cerimónia de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europaem Estrasburgo.

Conferência sobre o Futuro da Europa é um exercício de auscultação e participação dos cidadãos naquilo que querem que seja o futuro da Europa.

Os jornalistas podem entrevistar os convidados, incluindo os membros do plenário (representantes dos cidadãos, deputados do PE, membros do governo, comissários, deputados e outros políticos dos Estados-Membros), bem como outros cidadãos que participaram na Conferência, como os europeus dos Painéis de Cidadãos e os representantes ucranianos, desde que estejam dispostos a falar com os jornalistas.

Para isso, os espaços e equipamentos dedicados do Parlamento estarão disponíveis, se necessário (reserva obrigatória).

Os assessores de imprensa das instituições da UE estarão disponíveis para facilitar o processo e fazer a ligação sempre que necessário.

Ver em direto aqui ou nas páginas FacebookYoutube e no Twitter (conta @Europarl_EN).

Toda a cobertura audiovisual estará disponível para download.

Contacto para jornalistas em Estrasburgo: Hana RAISSI (hana.raissi@europarl.europa.eu)
#DiadaEuropa #EuropeDay #OFuturoÉTeu #PEPortugal

Em Coimbra

O Parlamento Europeu dá seguimento à iniciativa“O Parlamento Europeu à sua porta”em Coimbra (Praça da República) com a presença dos eurodeputados Maria Manuel Leitão Marques, Lídia Pereira, Marisa Matias e Francisco Guerreiro.

Realidade virtual imersiva, tecnologia interativa, debates e outras atividades procuram mostrar como o Parlamento Europeu toma decisões que fazem a diferença no dia a dia dos cidadãos.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ é uma oportunidade para os portugueses conhecerem melhor os seus representantes e fazerem ouvir as suas opiniões junto dos eurodeputados, ao mesmo tempo que divulga projetos apoiados pela União Europeia nesta região.

A estrutura vai ainda receber atividades de criação artística, ações de consciencialização e workshops de fotografia e vídeo.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: