23.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioCulturaExposição de pinturas e desenhos inaugurada dia 8 de maio na Galeria...

Exposição de pinturas e desenhos inaugurada dia 8 de maio na Galeria Municipal de Proença-a-Nova

A exposição “Pinturas e desenhos”, da artista Fátima Fernandes, atualmente a residir na aldeia de Sobrainho dos Gaios, será inaugurada dia 8 de maio, domingo, pelas 15h00, na Galeria Municipal de Proença-a-Nova.

Ainda que a cerimónia de inauguração oficial apenas se realize a dia 8, a exposição estará patente entre o dia 7 de maio e 30 de junho.

Sobre os trabalhos selecionados para a presente exposição, a artista natural de Moçambique, conta que optou por selecionar para esta exposição duas séries de trabalhos: numa primeira, focou-se no espírito das árvores e a linguagem da alma, remetendo às suas memórias do tempo em que vivera no Botswana, dando-lhe continuidade na transição para o Sobrainho dos Gaios, aldeia cercada por florestas densas.

Segundo a própria, as árvores “representadas nas pinturas e desenhos desta série, constituem-se como elementos da natureza carregados de uma simbologia universal, manifestando a nossa conexão com a natureza”.

A segunda série de trabalhos aborda o tempo da transição, na qual procura abordar “a coexistência temporal do capitalismo selvagem, ganância, injustiça social, corrupção e ameaças de extinção de seres vivos por uma guerra nuclear”, destaca.

De um modo geral, o trabalho da artista estabelece-se com base nos grandes desafios com que a humanidade se vê confrontada,passando a assumir um lugar de relevância no seu trabalho.

Nos últimos anos dedicou-se com maior empenho à imagem digital, tendo presentemente retornado ao seu estúdio de pintura.

Ao longo da sua carreira já usou acrílico, pigmentos em pó, carvão, pastel, lápis de cera e colagem sobre suportes, tais como papel, tela, cartão.

Nascida em Moçambique, Fátima Fernandes, cresceu e estudou neste país, onde concluiu o curso de Direito, na Universidade Eduardo Mondlane.

Depois de ter apresentado vários projetos em diversos países africanos, bem como também em Cuba e Espanha, a artista conta agora com uma exposição no concelho de Proença-a-Nova.

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: