10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioCulturaÁlbum "Cantigas do Maio" de José Afonso foi o mais vendido em...

Álbum “Cantigas do Maio” de José Afonso foi o mais vendido em Portugal no final de abril

O álbum “Cantigas do Maio”, de José Afonso, foi o mais vendido em Portugal no final de abril, e a música “Grândola, Vila Morena” é das mais escutadas do repertório do cantautor em ‘streaming’, revelou a editora Mais 5.

“Cantigas do Maio”, de 1971, foi reeditado em abril, no âmbito de plano de disponibilização da música de José Afonso em CD e vinil e, pela primeira vez, em digital nas plataformas de ‘streaming’.

Nuno Saraiva, responsável pela editora Mais 5, explicou à agência Lusa que “Cantigas do Maio” foi o álbum mais vendido em Portugal na semana em que foi reeditado – entre 22 e 28 de abril – vendendo cerca de um milhar de unidades, em CD e em vinil.

Gravado em 1971 no Strawberry Studio, em Herouville, França, com arranjos e direção musical de José Mário Branco, “Cantigas do Maio” contém nove temas, entre os quais “Grândola, Vila Morena”, que poucos anos depois foi uma das senhas da revolução de 25 de abril de 1974.

Da música de José Afonso que já está disponível nas plataformas de ‘streaming’, como Spotify, Deezer e Youtube, “Grândola, Vila Morena” é das mais escutadas. A título de exemplo, no Spotify, a música soma mais de 190.000 audições.

Segundo Nuno Saraiva, além de Portugal, aquela música foi mais escutada ‘online’ em Espanha, França, Brasil e Alemanha.

Na página oficial na Internet, a Associação José Afonso vai contabilizando os caminhos da obra discográfica de José Afonso, revelando que, em todo o mundo, foram já feitas, tocadas ou gravadas 838 versões de canções de Zeca Afonso.

A que tem mais versões é “Grândola, Vila Morena”, com 49 novas interpretações, de artistas portugueses e estrangeiros, do pop rock à música clássica.

A propósito desta música, na origem está um poema que José Afonso dedicou ao povo de Grândola, depois de ter atuado na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense em maio de 1964.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: