22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalVila Nova de Foz Côa acolhe 9º Festival do Vinho do Douro...

Vila Nova de Foz Côa acolhe 9º Festival do Vinho do Douro Superior

Entre 27 e 29 de maio, decorre mais uma edição do certame que pretende projetar e promover a identidade da sub-região do Douro Superior como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios. Este ano, com a presença especial de Dirceu Vianna Junior, Master of Wine.

O Festival do Vinho do Douro Superior volta com a sua nona edição nos dias 27, 28 e 29 de maio após dois anos sem realizar-se devido à pandemia.

A mostra vai decorrer no EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa com a produção da ‘Grandes Escolhas’, o Festival do Vinho do Douro Superior que tem a abertura oficial agendada para o dia 27 de maio pelas 18:00 horas, tem como objetivo consolidar a sub-região do Douro Superior, os seus produtores e os seus vinhos como expoentes da qualidade da feira do vinho em Portugal.

No âmbito do festival, que tem este ano mais de 80 expositores, voltam a realizar-se um conjunto de iniciativas que enriquecem o evento.

É o caso do prestigiado ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, onde um júri diversificado composto por jornalistas, bloggers especializados, profissionais da restauração, garrafeiras, e distribuição avaliam cerca de centena e meia de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos do Porto, numa prova que surpreende sempre pelo grande nível das amostras apresentadas.

“Este é um concurso muito especial em que habitualmente os produtores enviam os seus topos de gama para a competição, reunindo-se aqui os melhores vinhos do Douro Superior, que raramente são apresentados em concursos”,afirma João Geirinhas, diretor de negócio da revista Grandes Escolhas.

Da programação faz também parte um Colóquio, a realizar na manhã de sábado, dia 28, que este ano traz para tema de debate uma discussão premente para os produtores da região: “As alterações climáticas e os desafios vitícolas do Douro Superior”.

Dinamizada pela ADVID (Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense), conta com intervenções de Luís de Matos, com uma comunicação intitulada“Medidas de Adaptação da Viticultura Duriense às Alterações Climáticas”, e de Leonor Pereira “Sistemas de suporte à decisão: Ferramentas de adaptação do Douro Superior às alterações climáticas.

Para além da mostra dos vinhos e iguarias do Douro Superior presente para exposição e venda durante todo o evento, destacam-se as provas comentadas – “Grandes tintos do Douro Superior” (dia 27), pelo jornalista Fernando Melo, “Grandes Brancos do Douro Superior” (dia 28), pela crítica de vinhos Valéria Zeferino e “Vinho do Porto” (dia 29), pelo especialista Luís Antunes, para além de uma prova de azeites da região.

O espetáculo musical também faz parte da agenda com concertos ao vivo, de “HMR” e “Sons do Minho”, que irão animar os visitantes do festival.

O Festival do Vinho do Douro Superior é já uma referência do calendário dos grandes eventos vínicos do país, contribuindo, deste modo, para a afirmação da identidade do Douro Superior, num setor de destaque da economia nacional.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: