23.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioNacionalChef Tanka Sapkota vence mais dois prémios internacionais com o seu...

Chef Tanka Sapkota vence mais dois prémios internacionais com o seu Forno d’ Oro

Este restaurante do chef nepalês conquistou a 16ª posição no ranking do concurso 50 TOP Pizza 2022, que distingue os melhores restaurantes italianos no continente europeu.

Além deste prémio, o Forno d’ Oro conquistou também a distinção de “Melhor Carta de Cervejas da Europa”.

Os resultados foram divulgados ontem em Milão.

Não é a primeira vez que o restaurante Forno d’ Oro, do chef Tanka Sapkota, integra a lista do Prémio Anual 50 Top Pizza Europa, que elege as 50 melhores pizzarias da Europa (e de Itália) – mas o seu ranking é cada vez melhor de ano para ano.

Em 2022, esta pizzaria lisboeta cujo forno a lenha é forrado a folha de ouro, conquistou o 16º lugar neste ranking, e também recebeu o prémio de Melhor Carta de Cervejas da Europa.

Estas distinções, de um dos concursos mais prestigiados do mundo ao nível da pizza italiana, deixam muito orgulhosa toda a equipa do chef Tanka Sapkota e sua mulher Sita Sapkota, que se orgulham de trabalhar com os melhores ingredientes.

Chef Tanka Sapkota

Proprietário de quatro restaurantes em Lisboa – o Come Prima, o Il Mercato, o Forno d’ Oro e a Casa Nepalesa -, o chef Tanka Sapkota encara sempre os prémios conquistados como um reconhecimento do seu trabalho, que soma já 23 anos em Portugal, desde que abriu o primeiro espaço, o Come Prima.

“Sempre que algum dos meus restaurantes conquista um prémio, olho para isso como um incentivo à continuação do nosso trabalho, e ao querer fazer sempre melhor do que ontem”, afirma Tanka Sapkota, chef nepalês especializado em gastronomia italiana.

“No Forno d’ Oro, especializamo-nos em pizzas napolitanas, e essa é uma característica que nos distingue face a muitos outros restaurantes. Comecei a fazê-las em 2010, mas só em 2015 ganharam casa própria aqui”, acrescenta.

O 50 Top Pizza é fundamentado em pontuações atribuídas por inspectores anónimos que operam em todo o mundo.

Para poder ir a concurso, tido como o mais importante de todos no domínio das pizzas, o restaurante precisa de ser recomendado.

Os inspectores baseiam-se no conceito de excelência no sentido lato, valorizando quem faz uso de produtos locais e sazonais.

Essa é uma filosofia de sempre do chef Tanka Sapkota, que acredita que para fazer a melhor pizza napolitana, é fundamental usar os melhores ingredientes.

Desde que chegou a Portugal, em 1996, e que abriu o seu primeiro restaurante, o Come Prima, em 1999, o chef Tanka Sapkota ganhou já variadíssimos prémios (ver lista abaixo com os principais).

Um dos últimos, antes desta conquista do Forno d’ Oro, foi o Prémio atribuído em Março de 2022 pela Revista Grandes Escolhas ao Come Prima, que venceu na categoria “Melhor Cozinha do Mundo em Portugal”. Mais um incentivo no percurso já longo deste chef de sucesso.

Prémios ganhos:

2016 – Empresário do Ano em Portugal
2018 – Come Prima eleito entre melhore s70 restaurantes italianos do mundo, incluindo Itália
2018 – Chef Tanka Sapkota é eleito Cavaliere da trufa branca de Alba, reconhecimento entregue apenas a 20 pessoas no mundo, e único em Portugal
2020 – 10 melhores pizzarias napolitanas do mundo – 50toppizza (Forno D’Oro)
2022 – Melhor cozinha do Mundo em Portugal (Come Prima) – Revista Grandes Escolhas

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: