20.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalFederação Portuguesa de Basquetebol escolhe Tomar para anfitriã da primeira competição Inter...

Federação Portuguesa de Basquetebol escolhe Tomar para anfitriã da primeira competição Inter Seleções Sub17 3×3.

Foi ontem divulgada em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a competição de Inter Seleções Sub 17 3×3, um momento histórico no panorama desportivo que decorrerá entre os dias 17 e 19 de junho de 2022, na Praça da Várzea Grande e terá a participação de jovens rapazes e raparigas de 18 seleções distritais de todo o país.

A organização da competição está a cargo da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e do Município de Tomar, com o apoio da Associação de Basquetebol de Santarém e do Basket Clube de Tomar.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional (FPB), fez questão de realçar o crescimento e a importância da modalidade 3×3 no panorama desportivo nacional, destacando a Inter Seleção Sub 17, projeto recentemente implementado (2020) e que ascendeu, já, a modalidade olímpica.

Referiu ainda que a realização deste evento em Tomar se prende, entre outros fatores, com a excelente recetividade do Município e a reconhecida dinâmica do Basket Clube e que a Várzea, para além de ser um recinto convidativo à prática desportiva, é um “local digno de um postal”.

Para Anabela Freitas, presidente da Câmara, é uma honra a cidade de Tomar ser a primeira anfitriã desta competição em Portugal, uma ação em prol do basquetebol e do desporto que trará, ainda, benefícios e impacto direto na economia local.

Salientou ainda que, como município promotor da prática da atividade física e desportiva, pretende que os jovens tenham acesso ao maior número de modalidades possível e sublinhou que o desporto, mais do que a atividade em si, é, também, reflexo de enquadramento e inclusão social, educação para a cidadania e formação de pessoas.
Na sua intervenção fez questão de agradecer publicamente à Associação de Santarém pelo apoio dedicado e ao Basket Clube de Tomar pelo trabalho desenvolvido e pela capacidade de fazer renascer a modalidade no concelho, dando-lhe os parabéns pela sua ascensão.

Nesta manhã foi também divulgado por Alcino Gonçalves, presidente do clube tomarense, o programa do já (re)conhecido evento desportivo de minibasquete e de cariz solidário, promovido pelo Basket Clube de Tomar com o apoio das entidades presentes, que decorrerá paralelamente, desta vez nos espaços da Escola de Santa Iria.

Dada a grandiosidade das ações foi necessário separar as dinâmicas dos eventos que, juntos, dificultariam a gestão dos acontecimentos.
Nesta que é a sua 3º edição, a iniciativa pretende não só promover e dignificar a modalidade, mas também expressar a sua solidariedade através de ações que visam angariar material escolar para crianças ucranianas e fundos que reverterão a favor da Ucrânia e do CIRE de Tomar.
Recorde-se que noutros anos os fundos destinaram-se à Associação Salvador, ao Banco Alimentar Contra a Fome e ao CIRE.
A ocasião será também marcada com um momento de homenagem a San Payo Araújo pelo trabalho desenvolvido nesta atividade e modalidade.

José Monteiro, presidente da Associação de Basquetebol de Santarém, aproveitou o momento para apresentar o calendário desportivo desta época e para agradecer às entidades que se associam à modalidade, manifestando a sua satisfação no crescimento evidente do número de atletas que passou de 600 para cerca de 1000 praticantes neste ano.

A conferência de imprensa contou com a apresentação de João Rodrigues da FPBTV.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading