18.9 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 22, 2022
No menu items!
InícioNacionalRede Politécnica A23 já está online e inicia formações em 2022/ 23

Rede Politécnica A23 já está online e inicia formações em 2022/ 23

A Rede Politécnica A23 (A23 Polytechnic Network) é um projeto que visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais.

As primeiras formações têm início previsto para o próximo ano letivo, podendo toda a informação ser consultada em www.redepolitecnica.pt.

Liderado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), este consórcio integra o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), foi aprovado no âmbito do aviso 01/ 2021 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um financiamento global elegível de 4.742.000€, e procura dar resposta aos dois programas previstos no aviso da candidatura: Programa Impulso Jovem para as áreas STEAM – ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemáticas e Programa Impulso Adultos.

O protocolo de cooperação do consórcio foi assinado no dia 25 de outubro de 2021, em Proença-a-Nova, com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

Neste âmbito, está prevista a criação e lecionação conjunta de novas formações nas áreas STEAM, nomeadamente Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Pós-graduações e Micro-Credenciações.

Os estudantes beneficiam de bolsas de apoio e incentivo e bolsas de mérito, cujo montante varia de acordo com a tipologia da formação, número de cursos frequentados (no caso das Micro-Credenciações) e ainda prémios de mérito para incentivo ao ingresso de estudantes do sexo feminino nas áreas STEAM.

Serão lecionados CTeSP em Proteção Civil (IPCB), Recursos Florestais (IPCB), Sistemas Eletrónicos e Computadores (IPCB), Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (IPCB), Segurança e Proteção Civil (IPT), Riscos e Proteção Civil (IPT), Agricultura e Florestas Digitais (IPG), Construções Sustentáveis (IPG) e Gestão de Informação Geoespacial (IPG).

No que concerne a pós-graduações, serão lecionados cursos em SIG: Avaliação de Riscos Naturais (IPCB), Gestão Integrada de Incêndios Rurais (IPCB), Paisagem Resiliente e Alterações Climáticas (IPCB), Saúde Publica e Gestão Sanitária (IPCB), Proteção Civil (IPT), Território e Proteção Civil (IPT), Media e Proteção Civil (IPG), Aquisição de Informação Geoespacial por Drone (IPG), SIG para Gestão Autárquica (IPG) e ainda uma formação na área de sistemas embebidos, a ser lecionada pelo IPCB.

Está ainda previsto o funcionamento de cerca de 25 Micro-Credenciações, cursos breves com duração até 60horas, nas áreas mencionadas anteriormente.

A Rede Politécnica A23 incorpora uma rede de cerca de 60 entidades parceiras, nomeadamente empresas, instituições, comunidades intermunicipais, autarquias, associações empresariais, agrupamentos de escolas, empresas e instituições públicas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: