9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalFestival promoveu Serra da Malcata aliando artes, cultura e natureza

Festival promoveu Serra da Malcata aliando artes, cultura e natureza

O Festival Primavera na Serra da Malcata regressou para a segunda edição entre 13 e 15 de maio. Este certame aliou a natureza à cultura e às artes, divulgando a Serra e o seu vasto património natural

O Município de Penamacor apostou na continuidade do Festival Primavera na Serra da Malcata, que registou a segunda edição entre 13 e 15 de maio.

Pintura, música, dança, fotografia e escultura, aliadas a uma visita pelo património e ao contacto com a natureza deram a conhecer beleza ímpar da Serra e o seu vasto património natural.

A inauguração decorreu no dia 13, com a atuação da Libellula Dance Company, seguindo-se a inauguração da exposição de fotografia “A Natureza em Movimento”, de António Andrade, mais conhecido por “Tó Botica”.

Esta mostra pode ser vista no Museu Municipal até ao dia 30 de junho.

No mesmo dia, destaque, ainda, para a apresentação da escultura “Aranha”, da autoria de José Pedro Leitão com a colaboração dos alunos do 3º e 4º Ano do Ensino Básico.

No dia seguinte, teve lugar uma ação de pintura na Serra da Malcata, na qual um grupo de pintores de vários pontos do país e nacionalidades colocaram na tela a magnífica paisagem que observam em vários locais distintos da Serra.

Desta ação, resultará uma exposição online que ficará patente no website do Município de Penamacor.

Também no sábado, decorreu uma Visita Guiada ao Museu Municipal de Penamacor e à Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches.

O último dia do evento arrancou com a Caminhada Primaveril na Serra da Malcata, sendo que o certame terminou com o concerto Luz, por Carolina Ceia, planeado para a Zona Balnear do Meimão mas que teve que ser alterado para o Recinto de Festas de Meimão, devido às condições climatéricas adversas.

Caminhada Primaveril na Serra da Malcata

Palavra aos artistas:

Rosário Belo – Castelo Branco

“Agradeço o convite ao Município de Penamacor por esta grande oportunidade de desfrutar da natureza na Serra da Malcata. É um local espetacular. Agradeço de coração e espero que gostem do meu trabalho”.

António Dias – Canas de Senhorim

“Estou a aproveitar muito bem esta iniciativa. Para quem gosta da natureza, é fundamental isto acontecer e esperamos que aconteça mais vezes”.

Aires Santos – Canas de Senhorim

“Estou pela segunda vez no Município de Penamacor. Pintar Penamacor e a Serra da Malcata é uma iniciativa extremamente importante. Deve ser mantido e melhorado porque é assim que se promove não só os territórios mas também o património desta região”.

Maria Mariano – Aldeia do Bispo

“Gosto de pintar e participo neste evento porque faço aquilo que gosto, respiro ar puro, observo a paisagem e convivo com outros pintores”.

João Robalo – Castelo Branco

“Este evento foi excelente. Um bem haja a todos por nos terem dado a oportunidade de pintar a Serra da Malcata”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: