30.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Julho 7, 2022
No menu items!
InícioNacionalFEUC acolhe 5ª edição da Cátedra OIT

FEUC acolhe 5ª edição da Cátedra OIT

No dia 18 de maio de 2022, pelas 15h, no Anfiteatro 4.1 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), realiza-se a 5ª edição da “Cátedra Organização Internacional do Trabalho” (Cátedra OIT), que é o corolário da inédita Simulação da Conferência Internacional do Trabalho realizada na Universidade de Coimbra.

Ao abrigo da “Cátedra OIT”, a FEUC tem vindo a acolher, desde 2018, especialistas e quadros técnicos com experiência nos temas chave da OIT com o propósito de estimular a partilha de saberes em áreas de interesse comum à FEUC (seus cursos e centros de investigação) e à OIT.

A OIT é uma agência especializada das Nações Unidas, composta por representantes de governos, empregadores e trabalhadores.

Foi criada em 1919 e é responsável pela elaboração e aplicação de convenções e recomendações internacionais sobre o trabalho.

Nesta 5ª edição são valorizados dois temas: “segurança e saúde no trabalho” e “proteção social”.

O primeiro tema, analisado no seminário “The right to safety and health working conditions/ environments as a Fundamental Principle and Right at Work: Implications for ILO Member states”, explora as possibilidades de incorporação do direito a condições de trabalho seguras e saudáveis no quadro de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT.

Este seminário é da autoria de Joaquim Pintado Nunes, atual responsável do Labour Administration, Labour Inspection and Occupational Safety and Health da OIT.

Por sua vez, o tema da proteção social é analisado no seminário “Social Protection at the crossroads – analysis of the state of play and future perspectives”, no qual se analisam o estado atual da proteção social à escala internacional e as respostas face à pandemia.

Este seminário é da autoria de Nuno de Castro, formador do Centro Internacional de Formação da OIT e coordenador do projeto ACTION/Portugal de reforço dos sistemas de Proteção Social nos PALOP e Timor-Leste.

A 5ª edição da Cátedra OIT decorre igualmente em formato digital (zoom), acessível  em: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81920816196?pwd=VCtvV1U4RDlXd2d4eHhSWGdndXBqZz09

Mais informações sobre resumos e curricula dos oradores encontram-se disponíveis na página da FEUC em:

https://www.uc.pt/feuc/destaques/feuc-acolhe-5-edicao-da-catedra-oit/

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: