11.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Junho 29, 2022
No menu items!
InícioCulturaTEATRO DA RAINHA no Auditório do Teatro das Beiras, a 27 de...

TEATRO DA RAINHA no Auditório do Teatro das Beiras, a 27 de maio, com a peça “Na cama com Ofélia”

O Auditório do Teatro das Beiras recebe, no dia 27 de maio (6ª feira), o Teatro da Rainha, com a peça “Na cama com Ofélia”, de Henrique Manuel Bento Fialho, com encenação de Fernando Mora Ramos.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro das Beiras ou através da Ticketline.

Um espetáculo a não perder!

Sinopse:

Quem é Ofélia? A noiva do Príncipe Hamlet cantada por Jean-Arthur Rimbaud e pintada por Sir John Everett Millais? Ou a jovem dactilógrafa com quem Fernando Pessoa se correspondeu, depois de lhe recitar versos de Shakespeare? Talvez nenhuma das duas, talvez um pouco de ambas.

Ofélia é certamente mulher, tem corpo de mulher, sonha, deseja, ama. Cativa no interior de uma ilusão, desta pretende libertar-se tornando-se real. Conseguirá levar a cabo tamanho desígnio?

Em cena, a actriz Marta Taveira oferece-lhe corpo. Garantimos não haver Ofélia mais autêntica do que esta personagem representada por quem lhe oferece nervo e músculo. Corpo em torno do qual três criaturas imaginárias, heteronímicas, andam à deriva sondando as paredes da fantasia.

Aos actores António Parra, Fábio Costa e Ricardo Soares cabe oferecerem física à química deste «romantismo só ismo, ismo, ismo.»

Resultado de uma encomenda feita pelo Teatro da Rainha, a peça “Na Cama com Ofélia” marca a estreia de Henrique Manuel Bento Fialho na escrita para teatro.

Começou a publicar há 25 anos, distribuindo-se por géneros como a poesia, o ensaio, a micronarrativa e o conto. São mais de 15 livros publicados, entre os quais se destacam o recente “Micróbios” (Abysmo, 2021), na microficção, as colectâneas de contos “Call Center” (Companhia das Ilhas, 2019) e “A Festa dos Caçadores” (Abysmo, 2018), integradas no Plano Nacional de Leitura, o volume de ensaios “Embate” (Medula, 2021) e o livro de poesia “Estalagem” (Medula, 2019).

Licenciado em Filosofia, o autor colabora regularmente com o Teatro da Rainha desde 2018, nomeadamente na programação e realização de Diga 33 – Poesia no Teatro.

Com encenação de Fernando Mora Ramos, cenografia de José Serrão, figurinos de Sara Miro e iluminação de Jorge Ribeiro, “Na Cama com Ofélia” coloca em cena uma dimensão onírica que tem por base a linguagem da epistolografia trocada entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, mas excede as cartas num procedimento de intertextualidade que parodia as fronteiras entre o verdadeiro e o falso, a realidade e o sonho, a substância e o ideal. Num cenário que é um quarto, as cenas desenvolvem-se tal como nos sonhos as fronteiras se estilhaçam e o pensamento lógico desaparece.

O que neste texto existe de lírico é sabotado pelo cómico, o que nele há de cómico acaba minado pelo trágico: «Lá fora, a vida continua.»

Uma cena durante a peça

Ficha Artística

Autor: Henrique Manuel Bento Fialho
Encenação: Fernando Mora Ramos
Cenografia: José Serrão
Figurinos: Sara Miro
Iluminação: Jorge Ribeiro

Interpretação: Marta Taveira, António Parra, Fábio Costa e Ricardo Soares

teatro | 60 minutos | maiores 14 anos

Preço bilhete: 6€

Bilhetes disponíveis na bilheteira do Teatro das Beiras (275 336 163) ou através da Ticketline.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: