9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioCulturaUC lança primeiro curso Jovens STEAM apoiado pelo PRR: estudantes de Águeda...

UC lança primeiro curso Jovens STEAM apoiado pelo PRR: estudantes de Águeda vão receber diploma em Ciências da Vida

A Universidade de Coimbra (UC) inicia esta semana o primeiro Curso Não Conferente de Grau destinado a jovens STEAM (áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) pré-universitários, integrado no projeto Living the Future Academy, aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um financiamento de cerca de 16,5 milhões de euros.

Até sexta-feira (dia 20), 22 professores e investigadores da UC (do Departamento de Ciências da Vida, da Faculdade de Ciências e Tecnologia) vão dinamizar palestras e laboratórios sobre Ciências da Vida, na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda.

Trata-se da 1.ª edição da Semana da Ciência UC, um Curso Não Conferente de Grau inovador, que permitirá atribuir um diploma e 1 crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) aos alunos do Ensino Secundário antes da sua entrada no Ensino Superior.

Deste modo, a UC não só capacita, como reconhece e credita as competências adquiridas.

O curso Semana da Ciência UC será em breve replicado em outras escolas do país, em particular nas cinco Comunidades Intermunicipais que integram o Projeto Living the Future Academy e alargar-se-á a outras áreas do saber, estreitando cada vez mais  as relações entre a UC e as Escolas do Ensino Básico e Secundário.

Entre esta segunda e sexta-feira, os alunos da escola aguedense vão assistir a palestras sobre temas como “riscos e benefícios do consumo de espécies marinhas” ou “bactérias resistentes e antibióticos” e praticar em laboratórios sobre “como se determinam os parâmetros de qualidade da água” ou “como se escavam esqueletos humanos” (entre outros assuntos).

A iniciativa Semana da Ciência UC – associada ao programa “Impulso Jovens STEAM” (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) do PRR- distingue-se também por esta componente de capacitação multidimensional, conjugando a  aquisição e a aplicação de conhecimentos.

“A cooperação com as escolas do ensino básico e secundário, tendo em vista a criação de sinergias e a realização conjunta de iniciativas capazes de potenciar, junto dos/as jovens estudantes, a curiosidade científica e a vontade de aprender e de dar continuidade aos estudos no ensino superior – como fator de valorização pessoal e de criação de uma perspetiva de esperança e de futuro – é um objetivo fundamental para a UC e é também uma das metas do PRR – Impulso Jovens STEAM”, explica Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e a Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

“Pelo potencial de escalabilidade e pela concretização da vontade de colocar os saberes da UC ao serviço de uma educação integral e de valorização dos jovens pré universitários, este curso tem uma relevância inequívoca e constitui-se como o primeiro de muitos com o mesmo nível de compromisso social e científico”, acrescenta.

Mais informações sobre o projeto Living the Future Academy estão disponíveis no endereço https://pages.uc.pt/en/news/articles/uc-apresenta-projeto-living-the-future-academy-financiado-com-16-5-milhoes-de-euros-no-ambito-do-prr/.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: