36 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Julho 7, 2022
No menu items!
InícioDesportoPenha Garcia afirma-se como destino de Escalada

Penha Garcia afirma-se como destino de Escalada

Boulder é novo equipamento para a prática da modalidade

Penha Garcia, um destino de excelência para a prática de escalada, ganhou uma nova dinâmica com a criação de um equipamento para apoiar o desenvolvimento desta modalidade.

Trata-se do Boulder de Penha Garcia, uma parede de escalada construída pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova que garante condições de treino e de aprendizagem, em espaço coberto.

“O objetivo é que este equipamento contribua para tornar Penha Garcia uma referência no panorama ibérico da escalada, por via da criação de uma Escola de Escalada.

Pretende-se combinar a prática da modalidade em espaço coberto com a atividade ao ar livre para a qual temos ótimas condições naturais”, afirma Armindo Jacinto.

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova considera que “Penha Garcia, com o seu património histórico-natural e geológico de excelência,reconhecido pela UNESCO, tem potencial para ser uma ‘capital’ da escalada desportiva, atraindo um nicho de turismo ativo que se desenvolve durante todo o ano”.

Armindo Jacinto (2º da direita para a esquerda e Teresa de Jesus acompanhados de mais dois elementos

A Parede de Escalada – instalada no ringue de Penha Garcia – compreende, porém, um outro desafio.

A partir da dinamização deste espaço, o Clube 7 Cumes, presidido por Teresa Jesus, tem o objetivo de “criar uma equipa jovem de escalada para representar Idanha-a-Nova nas competições nacionais”.

Por ser coberto, o espaço possibilita o treino da recente modalidade olímpica Escalada Desportiva, que é desenvolvida em estruturas artificiais, nomeadamente a vertente de Boulder, mesmo em dias de chuva ou fora de horas.

“O Boulder de Penha Garcia é o único equipamento na região com condições para o treino de competição nesta modalidade. Já temos um grupo de crianças e jovens do concelho de Idanha-a-Nova e de concelhos limítrofes interessados nos treinos de escalada, que iniciam esta semana”, adianta Teresa Jesus.

A utilização da Parede de Escalada é livre e para todas as idades.

Mas grupos organizados poderão fazer marcações no site www.escaladapenhagarcia.pt para monitorização da atividade por instrutores e utilização de equipamento adequado.

O Boulder/ Parede de Escalada de Penha Garcia é um projeto promovido pelo Município de Idanha-a-Nova e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: