O Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova está a ser apresentado nas freguesias do concelho, através de Assembleias Participativas para explicar à população o que é e como funciona.
Trata-se de um instrumento democrático de cidadania ativa que permite à sociedade civil apresentar propostas em diversas áreas de atuação municipal.
O Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova tem um valor global de 127.500,00 Euros e os projetos mais votados serão incluídos no Orçamento Municipal.
Como Assembleias Participativas são,neste momento, a realizar-se nos polos da Universidade Sénior de Idanha-a-Nova.
Por outro lado, a Câmara Municipal, como Juntas de Freguesia e outras entidades também fazem a divulgação junto da população em geral, de forma a todas as pessoas podem participar.
A fase de apresentação de propostas decorre até 15 de junho, na plataforma online “Idanha Participa” (participa.idanha.pt)ou, presencialmente, nas Assembleias Participativas a realizar nas freguesias.
A submissão de propostas é aberta a todos os cidadãos, estudantes e trabalhadores no concelho de Idanha-a-Nova, mesmo que não sejam residentes.
A votação nas propostas recebidas é feita pelos cidadãos recenseados.
Como ideias podem integrar-se numa das seguintes áreas: Ação Social e Habitação; Cultura; Educação e Juventude; Desporto; Espaço Público e Espaço Verde; Infraestruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade; Modernização Administrativa; Proteção Ambiental e Energia; Urbanismo, Reabilitação e Requalificação Urbana; Saneamento e Higiene Urbana; Segurança e Proteção Civil; Turismo, Comércio e Promoção Econômica.