9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalPenamacor: Programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo terminou 7ª edição

Penamacor: Programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo terminou 7ª edição

O programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo terminou a sétima edição. Este ano, foram integrados alunos do Ensino Secundário do concelho, além das turmas do Ensino Básico

O programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo terminou as atividades do presente ano letivo, tendo contado com algumas novidades.

Este projeto envolveu, nas edições anteriores, centenas de alunos do Ensino Básico e Ensino Profissional de todos os ciclos de ensino do AERS.

Superando o trabalho realizado em anos anteriores, a novidade da presente edição foi a participação de turmas do Ensino Secundário Regular no Programa Braço Direito promovido pela Junior Achievement.

Esta atividade proporcionou aos alunos do 11º e 12º ano do AERS uma visita de estudo a duas grandes empresas nacionais.

Assim, nos dias 6 e 12 de maio os alunos visitaram a Brisa Portugal e a Sonae, proporcionando um dia diferente de aprendizagem, onde descobriram de perto como funciona o mundo do trabalho e dos negócios de grandes empresas; experimentaram e observaram como se relacionam as diversas carreiras universitárias e profissionais; esclareceram dúvidas e satisfizeram curiosidades; e perceberam qual o tipo de formação e as competências que deverão desenvolver para realizarem com êxito o seu caminho ou a profissão que ambicionam no futuro.

De salientar toda a colaboração indispensável e disponibilidade demonstrada pela Sonae e pela Brisa Portugal nesta atividade, tendo a mesma constituído uma mais valia para os alunos a vários níveis.

7ª edição contou com voluntários do Município

Esta 7ª edição, que arrancou a 2 de fevereiro, em Penamacor, contou com a participação de colaboradores da Câmara Municipal.

Numa lógica de responsabilidade social e corporativa o Município de Penamacor afirmou, nesta edição, o seu envolvimento, compromisso e contributo no projeto, disponibilizando colaboradores que voluntariamente realizaram atividades educativas estruturadas e planificadas, em sala de aula, com as turmas envolvidas do Ensino Básico.

As sessões decorreram uma vez por semana na disciplina de Educação para a Cidadania e em horário laboral para os colaboradores.

No 1º anodo 1º ciclo foi trabalhado o programa A Família, no 2º ano do 1º ciclo o programa A Comunidade, no 6º ano (2º ciclo) o programa A Europa e Eu, nas turmas do 8º ano (3º ciclo) o programa É o Meu Negócio e no 9º ano (3º ciclo) o programa Economia para o Sucesso.

De salientar, ainda, a disponibilidade, interesse, contributo e dedicação dos voluntários desta edição: Filipa Manteigas, Ana Nogueira, Sara Nunes, Filipe Batista, Emanuel Crucho, Carlos Rolas e Miguel Marcelo.

Esta iniciativa foi dinamizada pelo Município de Penamacor, em parceria com a Junior Achievement Portugal e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS),no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

O projeto Educação para a Cidadania e Empreendedorismo é implementado pela Câmara Municipal de Penamacor e insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, resultado de uma candidatura a fundos comunitários liderada pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, sendo cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: