A Universidade de Coimbra recebe – a partir da próxima segunda-feira, 23 – a conferência internacional XeSAT 2022, um evento focado nos aspetos científicos e técnicos da utilização de xénon e outros gases raros em detectores de radiação.
A iniciativa – que se realizar pela primeira vez na Europa – pretende ser um fórum de discussão para cientistas, engenheiros e fornecedores de gases raros, com a apresentação do “estado da arte” das tecnologias e aplicações em que se usam estes gases, com ênfase nos científicos âmbitos, aplicações médicas e tecnologia.
A XeSAT2022 terá lugar no auditório do Departamento de Física da Universidade de Universidade, entre 23 e 26 de maio de 2com a sessão de abertura decorrer a na terça-feira, 24, a partir das 9h30.
O evento é uma organização conjunta do LIBPhys (Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação) da Universidade de Coimbra e da Subatech, laboratório da Universidade de Nantes (França).
Mais informações e o programa completo do evento – com participantes de países como EUA, Canadá e Japão, entre outras proveniências – estão disponíveis em https://indico.in2p3.fr/