11.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Junho 29, 2022
No menu items!
InícioNacionalApresentação da obra “O Colégio de S. Fiel”

Apresentação da obra “O Colégio de S. Fiel”

31 de maio| 18:00h | Auditório da Escola Superior de Educação do IPCB

A apresentação da obra “O Colégio de S. Fiel”, irá decorrer no próximo dia 31 de maio, pelas 18:00 horas no auditório da Escola Superior de Educação do IPCB.

Publicado pelo Centro de Investigação, Património e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco (CIPEC), e da responsabilidade editorial da Caderno do Século, Lda., o livro “O Colégio de S. Fiel no Louriçal do Campo (1863-1910)” é da autoria do professor Luís R. Dias Costa e será apresentado pela professora Maria Adelaide Salvado.

A sessão terá ainda um Momento Musical promovido pelo Arame Ensemble.

Tendo vindo a lume já em 2021, mas só agora divulgado devido ao contexto pandémico, o seu texto retoma e desenvolve investigação anterior e debruça-se, fundamentalmente, sobre o contexto histórico e socio-espacial da criação e funcionamento daquela que, situada entre nós, foi uma das principais instituições de ensino secundário do país, na transição do séc. XIX para o séc. XX.

Distribuído por uma Introdução, seis capítulos (Frei Agostinho da Anunciação: do Seminário dos meninos órfãos ao Colégio de S. Fiel, uma transição pacífica; Pe. Dr. Sebastião Pedro Martins Ribeiro e uma preocupação geral: a da formação do clero; O Pe. José Bento Martins Ribeiro e o conflito ente dois mundos; A “união” que desune os católicos; S. Fiel, Louriçal do Campo; Do legitimismo ao nacionalismo) e um Apontamento Cronológico, na sua análise, o livro procura articular, dentro daquele contexto específico, as suas componentes internacionais, nacionais e locais, dando particular ênfase a estas últimas (Louriçal do Campo) e aos detalhes da sua vida quotidiana.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: