15.3 C
Castelo Branco
Sábado, Junho 25, 2022
No menu items!
InícioInternacionalOrquestra Sem Fronteiras ganha Prémio Europeu Carlos Magno

Orquestra Sem Fronteiras ganha Prémio Europeu Carlos Magno

A cerimónia de entrega do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude aconteceu esta manhã em Aachen, Alemanha. 

A portuguesa Orquestra Sem Fronteiras, laureada a nível nacional, venceu o Prémio Europeu.

O projeto Politika (nejen) pro mladé, da República Checa, ficou em segundo lugar, e o projeto Ukrainian Vibes – European Public Sphere, da Alemanha, ficou em terceiro lugar.

Orquestra Sem Fronteiras é composta por mais de 150 jovens músicos da Raia ibérica e partilha a sua arte com a população raiana; existe para apoiar e fixar o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico.

A Vice-Presidente do Parlamento Europeu, a eurodeputada Katarina BARLEY, disse, ao anunciar o vencedor: “Este é um projecto muito especial, que inclui jovens. Este prémio abriu um mundo novo a todos nós; claro que há projectos dedicados a estas pessoas – mas este projecto faz do mundo um lugar melhor, onde a cultura é acessivel a todos, aos que se sentem menos representados e aos menos providos de condições”.

Martim Sousa Tavares, Director musical da Orquestra Sem Fronteiras, disse em Aachen que a música é um elemento de coesão.

“Através da música, mantemos estas comunidades vivas e conectadas. A música pode ser um fio condutor para a comunidade, para a Paz e para os valores europeus”.

O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude é atribuído a projetos desenvolvidos por jovens que promovem o entendimento a nível europeu e internacional.

O Prémio destaca o trabalho quotidiano desenvolvido por jovens de toda a Europa para reforçar a democracia europeia e apoia a sua participação ativa na construção do futuro da Europa.

É gerido pelo Parlamento Europeu em parceria com a Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, de Aachen, e foi criado em 2008.

Todos os anos, os júris nacionais e europeus selecionam 27 projetos nacionais (um por Estado-Membro) e 3 laureados europeus que são convidados para a cerimónia de entrega dos prémios em Aachen.
@EUyouthPrize

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: