9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalCIMBB debate Alterações Climáticas e Implicações para Saúde Humana e Segurança das...

CIMBB debate Alterações Climáticas e Implicações para Saúde Humana e Segurança das Pessoas e Bens

Na 5ª sessão das Jornadas das Alterações Climáticas, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), acontece nesta sexta-feira, 27 de maio, no auditório da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias de Castelo Branco (ESALD).

A entrada é livre bastando apenas fazer previamente a inscrição online neste link.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) reconte a discussão das Alterações Climáticas e as implicações nas várias esferas da sociedade e setores de atividade nesta sexta-feira, depois de, na última sessão, o foco ter incidido na Economia.

O auditório da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) será palco para o debate em torno das implicações e potenciais impactos desta problemática na Saúde Humana, na Segurança das Pessoas e Bens.

Para tal convidou um painel de palestrantes que, ao longo da manhã desta sexta-feira, 27 de maio, trarão o seu olhar e experiência sobre estas questões.

O plano de trabalhos começa às 10 horas com a Sessão de Abertura a carga de Francisco Rodrigues, diretor da ESALD, e Leopoldo Rodrigues, presidente do Município de Castelo Branco.

Às 10h30 intervém Susana Paixão, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra e Presidente da Federação Internacional de Saúde Ambiental.

Às 11h00 será a vez da intervenção de Joaquim Serrasqueiro, Coordenador da Unidade de Saúde Pública do ACES Beira Interior Sul, seguido de exposição de Celestino Almeida, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, do curso de Proteção Civil da Escola Superior Agrária.

No final desta intervenção haverá espaço para questões e debate livre, com moderação de Francisco Rodrigues, da direção da ESALD.

Caberá a João Carvalhinho, 1º Secretário do Secretariado Executivo da CIMBB, encerrar a sessão pelas 13 horas, sem antes tecer considerações finais sobre esta quinta Sessão Temática.

De referir ainda, que esta Sessão terá transmissão em direto nas redes sociais e ficará disponível para visualização, a posteriori, na página de Facebook da CIMBB.

Até ao final de junho de 2022, está prevista mais uma sessão temática, a 15 de junho, subordinada ao tema do Ordenamento de Território, Cidades, Transportes e Telecomunicações.

Após esta fase de debate sobre diferentes temáticas já abordadas (tais como agricultura e florestas; recursos hídricos, sistemas – água e energia; paisagens; economia – indústria, comércio, serviços e turismo) incluindo as próximas 2 sessões que irão realizar-se, será criado e implementado o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Beira Baixa (PIAAC-BB).

Este Plano irá dar origem a instrumentos de planeamento e gestão, assim como à aplicação de 25 medidas de adaptação às alterações climáticas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: