11.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Junho 29, 2022
No menu items!
InícioCulturaFÔLEGO deixa mural no Agrupamento de Escolas de Oleiros

FÔLEGO deixa mural no Agrupamento de Escolas de Oleiros

O alerta sobre as alterações climáticas é a mensagem de base do mural que foi pintado nestes três últimos dias (terça, quarta e quinta feira), numa das paredes da sede do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, pela dupla em Street Art Marina Patacas e Filipe Granja.

A iniciativa de arte comunitária “Pigmentos”, do programa FÔLEGO, está a desenvolver expressões artísticas dirigidas ao público infanto-juvenil e passou por Oleiros.

A artista, que assina como Mariana PTKS, contou com a ajuda dos alunos para a pintura deste mural com os tons suaves rosa, branco e azul.

Durante a pintura do Mural

“Foram as cores de base do trabalho, remetendo para os montes e serras, onde existem algumas torres eólicas e para os ícones de pessoas conhecidas da zona”, explica a artista, consciente de que este é um território “bastante fustigado pelos incêndios”. Nas suas palavras é “um mural sensibilizador”.

A dupla de artistas explicou ainda à comunidade escolar a diferença entre graffiti e arte urbana.

Este programa compreende intervenções artísticas em cinco agrupamentos de escolas.

Para além do de Oleiros – o único da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa que integra o Plano Nacional das Artes – incluem-se ainda os de Mação, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.

Nestas vilas permanecem agora murais de alerta sobre as alterações climáticas, numa mensagem envolvida na expressão artística de arte urbana, temáticas transversais deste projeto.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: