30.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Julho 7, 2022
No menu items!
InícioCulturaOrquestra Sinfónica e Coro da ESART-IPCB com concertos em maio

Orquestra Sinfónica e Coro da ESART-IPCB com concertos em maio

A Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB regressa ao palco no dia 27 de maio, pelas 21:30 horas, com um concerto no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.

O espetáculo tem direção do Maestro Maximino Zumalave, sendo o culminar do 3.º estágio realizado pela Orquestra.

Os estudantes do IPCB irão interpretar um reportório que inclui as obras “Ouverture Le Carnaval romain”, de Berlioz, “Suite do ballet Estancia”, de Ginastera e a “Sinfonia n.º 6”, de Tchaikovsky.

Também no dia 27 de maio, o Coro Geral da ESART-IPCB apresenta a sua Residência Artística, a partir das 16:00 horas, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, com Direcção do Maestro Miguel Fernandes.

Barbershop é um género musical a capella, caracterizado por um acorde consonante a 4 vozes numa estrutura predominantemente homofónica.

Cada uma das 4 vozes tem o seu papel bem definido: o lead canta a melodia, o tenor harmoniza acima da melodia principal, o bass canta as notas mais graves da harmonia, e o baritone completa o acorde (com as notas que mais ninguém quer cantar, como costumam dizer por graça).

Esta nomenclatura não corresponde exatamente aos nomes usados na música mais clássica.

O Barbershop é cantado por grupos masculinos ou femininos – nos anos mais recentes também por grupos mistos -, mas todos partilham os elementos típicos do género musical bem como os nomes de cada parte vocal.

A participação nas iniciativas é gratuita e aberta a toda a comunidade.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: