11.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Junho 29, 2022
No menu items!
InícioCulturaÁlbum de serigrafias de Xavier Vilató com poemas de Gonçalo Salvado relançado...

Álbum de serigrafias de Xavier Vilató com poemas de Gonçalo Salvado relançado vinte anos após a sua publicação inicial

Inaugurou no passado dia 26 de Maio na galeria do Centro Português de Serigrafia do Centro Cultural de Belém em Lisboa, a exposição Le Jardin Circonflexe de gravuras e litografias de Xavier Vilató, artista francês de origem espanhola, descendente de uma grande família de artistas e sobrinho-neto de Picasso, o pintor mais emblemático do século XX.

Neste contexto o Centro Português de Serigrafia acaba de relançar o Álbum Encontro ao Luar com serigrafias de Xavier, poemas de Gonçalo Salvado e abertura de Maria João Fernandes, uma edição de luxo e limitada que realizou em 2003 para acompanhar a primeira exposição deste artista em Portugal.

Nas palavras de João Prates, diretor do Centro Português de Serigrafia: “O Álbum não perdeu frescura com os anos. Continua vivo como no primeiro dia.”

O Álbum Encontro ao Luar de Xavier, está em destaque nas instalações da Galeria do CPS, do Centro Cultural de Belém, e em exposição na sua sede, juntamente com obras de gravura e serigrafia do mesmo autor,suas contemporâneas.

Capa do Álbum Encontro Ao Luar

Composto integralmente em serigrafia, o álbum integra poemas de Gonçalo Salvado do seu livro Iridescências, publicado em Castelo Branco, em 2002, pela editora Sirgo.

Do texto de abertura de Maria João Fernandes citamos:

“A poesia de Gonçalo Salvado de um lirismo depurado e luminoso, surge-nos hoje num diálogo expressivo e esplêndidamente natural com o universo de Xavier. O par amoroso primordial, Adão e Eva, reinventado pelo artista atravessa o cenário destes sonhos felizes, um momento tocados de realidade. Pois esta é a verdadeira paisagem da nupcial união da poesia e da realidade, o território da alma onde nascem as imagens verdadeiras e verdadeiramente vividas do paraíso. Um encontro ao luar, no leve, transparente, azul e dourado jardim de uma felicidade inventada, aquela em que todos gostaríamos de acreditar, a que já vivemos, total, perfeita e transfigurada, pelo menos um instante nas nossas vidas.”

Acerca da poesia presente no Álbum Encontro ao Luar pronunciou-se o crítico espanhol Tomás Paredes Romero(Jornal El Punto de Las Artes, Madrid):

“Gonçalo Salvado poeta erótico que perfuma de fuego sus resplandores iluminando las noches y las sombras, en las que se agazapan los misterios del hombre, la luz que no vemos hasta que el poeta la enciende.”

A exposição de Xavier Vilató Le Jardim Circonflexe uma organização do Centro Português de Serigrafia em parceria com o Museo del Grabado Español Contemporáneo de Marbella que está patente na galeria do Centro Português de Serigrafia do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, até 20 de Junho de 2022, contempla obras criadas pelo artista nos históricos ateliers parisienses, de René Tazé na gravura e de Clot Bramsen e Stéphane Guilbaud na litografia, na linha de diálogo que Xavier tem estabelecido com ateliers míticos como o Lacourère-Frélaut por onde passaram Matisse, Rouault, Sonia Delaunay, Chagall, Miró, Giacometti, Henri Moore ou o seu tio-avô, Pablo Picasso.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: