9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioCulturaBiblioteca Municipal de Castelo Branco recebe sessão dedicada a José Saramago

Biblioteca Municipal de Castelo Branco recebe sessão dedicada a José Saramago

A Alma Azul e a Biblioteca Municipal de Castelo Branco promovem no próximo dia 7 de junho, terça-feira, às 16 horas, no auditório da Biblioteca, uma sessão  dedicada a José Saramago e a dois dos seus livros: ” A Bagagem do Viajante” e “Viagem a Portugal”.
A  sessão é composta por uma Conversa Aberta e Informal, dinamizada pela  editora e mediadora de leitura, Elsa Ligeiro, que também selecionou várias crónicas de “A Bagagem do Viajante”.
Especialmente dirigida a alunos do 12.º ano e do IPCB, também a professores, mas a que o público adulto pode participar; a iniciativa pretende informar todos os interessados sobre a vida e obra do Prémio Nobel da Literatura em 1998; e revelar facetas menos conhecidas de José Saramago.
No início da sessão será apresentado um percurso biográfico e bibliográfico do autor que, recordamos, nasceu em Novembro de 1922, e, em 2022, assinala-se o centenário do seu nascimento.

BMCB – A Língua Toda – Leituras

Após a apresentação inicial, realiza-se a Conversa Aberta, seguida da Leitura das crónicas sobre a infância, as suas fobias e algumas confissões mais íntimas; que José Saramago publicou no livro “A Bagagem do Viajante” onde reuniu as crónicas publicadas no jornal “A Capital”, em 1969; e no “Jornal do Fundão, nos anos de 1971 e 1972.
A sua passagem por Castelo Branco, vindo de Castelo Novo; narrativa que José Saramago intitula “Hic est chorus” e onde lembra com entusiasmo o poeta João Ruiz de Castelo Branco, chegando a confundi-lo com o médico Amato Lusitano; esse sim presente, em estátua, na Praça do Município; será um dos temas da Conversa.
Para os  presentes na sessão que desejarem ler um texto de José Saramago previamente selecionado pela Alma Azul; devem dirigir o seu pedido através do correio electrónico da produtora de atividade culturais, com sede em Alcains, até ao dia 5 de Junho.
A Alma Azul enviará no dia 6, segunda-feira, o texto para Leitura aos inscritos.
Como é habitual nas sessões Alma Azul, todos os Leitores-Voluntários recebem um livro de oferta.
Esta é uma parceria Alma Azul com a Biblioteca Municipal de Castelo Branco que se iniciou em Abril; e continuará no próximo mês de Julho, com um Plano de Leitura para Férias.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: