9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalAldeias Históricas de Portugal inauguram serviço de ATM na Aldeia Histórica de...

Aldeias Históricas de Portugal inauguram serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto

  • Há um novo serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto. Um equipamento que contribui para o desenvolvimento e promoção do turismo na Aldeia Histórica, bem como para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP – ADT) assinou um protocolo com a Euronet 360 Finance Limited, que visa a implementação de um caixa eletrônico nas Aldeias Históricas de Portugal.

Em resultado deste acordo e em parceria com o Município de Idanha-a-Nova e a União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, a Aldeia Histórica de Monsanto é a primeira a receber o serviço de caixas eletrônicas.

Como próximas serão Castelo Rodrigo, Linhares da Beira, Piódão e Sortelha, podendo vir a ser replicado nas restantes Aldeias Históricas que integram a rede, de acordo com os resultados que se vierem a concretizar nesta primeira fase.

Mais uma iniciativa que demonstra a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento e coesão da Rede Aldeias Históricas de Portugal.

É, também, um projeto que contribui para o desenvolvimento e competitividade deste território.

Monsanto conta, a partir de agora, com uma caixa eletrônica

Os serviços de atm a ser instalados nas Aldeias Históricas de Portugal terão um caráter evolutivo: nesta primeira fase, será disponibilizado a função de levantamento de dinheiro e, na segunda fase, prevê-se o acréscimo de novos serviços.

Por outro lado, sublinhe-se que a parceria estabelecida entre as Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP – ADT) e a Euronet 360 Finance Limited compreendem, ainda, uma contrapartida financeira que reverteu para o Fundo de Reabilitação da Rede Aldeias Históricas de Portugal.

Um instrumento técnico/financeiro que visa a valorização da Rede, com três tipologias de intervenção: reabilitador, requalificar e ativar.

A aplicabilidade do Fundo está sujeita à vinculação de um regulamento e a um sistema de controle e de monitorização e avaliação.

Carlos Ascensão, Presidente das Aldeias Históricas de Portugal, afirma: “O reconhecimento, por parte da iniciativa privada, da importância da marca territorial Aldeias Históricas de Portugal tem-se constituído como uma verdadeira alavanca para firmar parcerias conducentes ao almejado desenvolvimento sustentável. Um espírito de missão que coletivamente tem ganhado expressão e evidência inequívoca. É neste trabalho colaborativo de inegável valia que a atratividade da Rede Aldeias Históricas de Portugal tem crescido e sustentado a escolha dos visitantes, de promotores, de empreendedores, de novos residentes e de todos aqueles que se têm mantido presentes no ciclo de vida das 12 Aldeias Históricas”.

Para a Euronet, esta é a primeira iniciativa desenvolvida no projeto em Rede, como como aldeias Históricas de Portugal: “A parceria que estabelece enquadra-se no Programa ‘CAIXAS na Comunidade’, em que a Euronet tem como objetivo apoiar as comunidades locais e rurais. O acesso ao dinheiro é um serviço valioso que ajuda as economias locais a crescer, e, através do fornecimento desse serviço, bem no centro das comunidades, a Euronet consegue garantir um acesso seguro e conveniente ao dinheiro, tanto aos residentes como aos visitantes destas comunidades”, destaca Luís Flores, Diretor Regional da EFT Europa.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, afirma: “A instalação de uma caixa eletrônica na Aldeia Histórica de Monsanto é de grande importância para residentes, agentes económicos locais, turistas e visitantes, que passam a usufruir de um serviço que melhora a qualidade de vida da população e contribui para a valorização da economia local. Era um equipamento há muito desejado e que vem beneficiário quem reside e trabalha em Monsanto e os muitos turistas que visitam uma das aldeias de maior renome nacional e internacional.”

Já o Presidente da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Paulo Jorge Paiva Monteiro, sublinha: “A instalação de um serviço de atm era uma necessidade que se fez sentir há alguns anos, nomeadamente residentes por e outros atores comerciais na zona histórica da Monsanto. Um equipamento que é importante para o desenvolvimento e valorização do interior e das suas aldeias, nomeadamente das Aldeias Históricas de Portugal e, em particular, da Aldeia Histórica de Monsanto”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: