12.9 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Novembro 30, 2023
No menu items!
InícioNacionalIPG alerta para importância da cooperação entre países no combate ao cibercrime

IPG alerta para importância da cooperação entre países no combate ao cibercrime

Realiza-se no Politécnico da Guarda, nesta quinta-feira, a 3ª edição da Conferência Internacional de Ciber para debater as estratégias de prevenção e a importância da coordenação internacional no combate ao crime informático. “A área da cibersegurança é uma prioridade para o IPG”, afirma Joaquim Brigas.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG realizará, no dia 2 de junho, a terceira edição da Conferência Internacional de Cibersegurança, o qual irá reunir especialistas da área de Informática e da Cibersegurança, para discutir as estratégias de prevenção e a importância da coordenação internacional no combate ao crime informático.

“A cooperação entre países e o trabalho em rede entre os gabinetes de segurança informática das empresas e organizações é fundamental para antecipar e evitar o cibercrime”, afirma Pedro Pinto, responsável pela cibersegurança do IPG.

“A garantia de redes seguras e sistemas mais resilientes passa pela partilha de conhecimento entre as organizações, mas sobretudo pela capacitação de quadros especializados e atualizados”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

“A área da cibersegurança é uma prioridade para o IPG. Recentemente estabelecemos uma parceria com a multinacional americana Fortinet, que prevê a instalação de sua academia no IPG e a formação de especialistas em cibersegurança.”

O Politécnico da Guarda tem apostado na área da segurança informática, nomeadamente através de congressos, oficinas e formações especializadas, tendo sido a primeira instituição de ensino superior do país a lançar um curso em Cibersegurança.

A importância da cooperação internacional no combate ao cibercrime, os quatro anos da aplicação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, a evolução da tecnologia na cibersegurança e a importância da cibersegurança nas cadeias de distribuição serão alguns dos temas em debate na conferência.

“A cibersegurança é extremamente importante devido à nossa dependência dos sistemas informáticos. A pandemia e a guerra na Ucrânia exacerbaram o número os ataques informáticos, obrigando a um maior investimento na área”, afirma Noel Lopes, coordenador da UTC de Informática do IPG.

“Esta conferência vai trazer perspetivas de diferentes especialistas e métodos de atuação perante as vulnerabilidades dos sistemas de informação que serão, certamente, enriquecedoras para estudantes, docentes e técnicos.”

A conferência terá inicio às 09h no Auditório dos Serviços Centrais do Politécnico da Guarda e contará com a participação do contra-almirante António Gameiro Marques, do Gabinete Nacional de Segurança, Jesús Martínez Martínez, da Universidade de Múrcia (Espanha), João Ferreira Pinto, encarregado da Proteção de Dados no Supremo Tribunal de Justiça, António Rio Costa, do Centro Nacional de Cibersegurança, e Victor Lobo, da Escola Universitária Militar da Universidade Nova de Lisboa, entre outros.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: