9.7 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalPenamacor: Dia do Concelho com homenagens

Penamacor: Dia do Concelho com homenagens

O Dia do Concelho em Penamacor ficou marcado pela entrega de Medalhas de Mérito Municipal e Medalhas de Bons Serviços. A família do homenageado Professor Doutor Mota Campos anunciou ainda a criação de um prémio anual destinado ao melhor aluno do Ensino Secundário em Penamacor

O Município de Penamacor assinalou o Dia do Concelho hoje, dia 1 de junho, com a entrega de Medalhas de Mérito Municipal e de Medalhas de Bons Serviços.

Durante a cerimónia, que decorreu nos Paços do Concelho, foram entregues Medalhas de Mérito Municipal – Grau Cobre à atleta da Associação Desportiva Penamacorense (ADEP) Filipa Maísa Augusto de Oliveira e ao atleta do Sporting Clube de Portugal e ex-atleta da ADEP José Cristiano Fernandes e a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata, a título póstumo, ao Professor Doutor Mota Campos, antigo ministro, advogado e Professor catedrático jubilado de Direito Europeu.

Foram, ainda, entregues Medalhas de Bons Serviços a trabalhadores com 20 ou mais anos na Câmara Municipal.

A medalha de homenagem ao Professor Doutor Mota Campos foi entregue ao seu filho, João Luís Mota Campos, que agradeceu em seu nome e da sua família a homenagem ao pai.

“O meu pai era apaixonado pela minha mãe e apaixonou-se pelo concelho de Penamacor, de onde a minha mãe é natural. Estou particularmente grato à Câmara Municipal por esta homenagem e por ser reconhecido o contributo dele para esta terra”, disse, anunciando, depois, que, tendo a família raízes profundas no concelho, esta decidiu que será criado o Prémio Anual Professor Mota Campos, destinado ao melhor aluno da Escola Secundária de Penamacor, no valor de três mil euros.

Por seu lado, o Presidente do Município de Penamacor, António Luís Beites Soares, concordou que o Prémio será um grande incentivo para a comunidade escolar, saudando ainda todos os que foram distinguidos nesta cerimónia.

Já Filipa Maísa agradeceu a distinção e disse ser uma honra representar o país e o concelho de Penamacor.

Por fim, José Cristiano agradeceu igualmente a distinção, dizendo que representa muito trabalho e muito esforço.

No arranque e no final da sessão, registaram-se, ainda, dois momentos musicais com alunos do polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão.

Os medalhados foram:

Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata:

Professor Doutor Mota Campos. O Professor Doutor João Mota de Campos nasceu em Braga em 1927. Tinha ligações afetivas a Penamacor onde casou na igreja paroquial do Pedrógão de São Pedro, onde residiu e onde foi proprietário do Monte do Conde e das Quintas da Ferreira, de Santa Marta e do Salgueirinho, propriedades que perfaziam vários milhares de hectares. Foi secretário de Estado da Agricultura do Governo de Salazar, entre 1960 e 1962, e ministro de Estado da Presidência e do Plano, entre 1971 e 1973, e da Agricultura e Comércio, até abril de 1974, do Governo de Marcelo Caetano. Professor catedrático jubilado de Direito Europeu, licenciado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Estrasburgo, onde se especializou em direito internacional público e europeu o Professor Doutor João Mota de Campos foi o primeiro português a doutorar-se nesta área que lecionou durante décadas. A sua tese, “A ordem constitucional portuguesa e o Direito comunitário”, serviu de base às revisões constitucionais que seguiram a adesão de Portugal à União Europeia. Foi procurador da república, conservador dos registos e Advogado desde 1949 até à sua morte. Tem uma extensa obra jurídica publicada entre a qual o inovador Manual de Direito Europeu que serviu de livro de referência a milhares de alunos de direito. Quem o conheceu diz que foi um homem à frente do seu tempo, um profissional extraordinário e um pai de exceção. Faleceu a 3 de Abril de 2021.

Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre:

Filipa Maísa Augusto de Oliveira pelos êxitos conseguidos no campo desportivo. Com 15 anos e residente na Freguesia de Penamacor, é atleta da Associação Desportiva Penamacorense desde o escalão de traquinas e representa, igualmente, Seleção Distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco desde os 10 anos, altura em que foi convocada para o escalão de sub-17. Este ano, fez história ao tornar-se a primeira jogadora do concelho a ser convocada para os trabalhos da Seleção Nacional de sub-15, num estágio que decorreu entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Teve a sua primeira internacionalização no dia 3 de março numa partida contra a Bélgica. Trabalhadora, resiliente, dedicada e apaixonada pelo futebol mostrou que o futebol é para ambos os sexos, concretizando um sonho e servindo de exemplo a outras jovens do concelho que lhe queiram seguir os passos.

Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre:

José Cristiano Fernandes pelos êxitos conseguidos no campo desportivo. Residente e natural da Freguesia de Aldeia do Bispo iniciou a sua caminhada na Associação Desportiva Penamacorense em 2015, com apenas 7 anos. Desde cedo, demonstrou o seu talento e aptidão para a prática de futebol, tendo despertado interesse a nível nacional e além fronteiras. O avançado chegou a um dos grandes do panorama desportivo nacional em 2016: o Sporting Clube de Portugal. É residente na Academia desde o presente ano e atualmente joga na equipa sub-14. Na agora finda época desportiva de 2021/2022 assinou, um dia depois de completar 14 anos, um contrato de formação com o clube verde e branco. José Cristiano diz ser um orgulho assinar pelo Sporting, lembrando que este foi apenas o primeiro passo para alcançar o seu grande objetivo. Quem o conhece e o viu jogar diz que tem um grande talento.

Medalha de Bons Serviços a trabalhadores com 20 ou mais anos na Câmara Municipal

O Executivo do Município de Penamacor deliberou, igualmente, a Medalha de Bons Serviços a trabalhadores com 20 ou mais anos na Câmara Municipal. A assiduidade, dedicação, zelo e competência demonstradas são merecedoras do reconhecimento, servindo de exemplo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: