9.7 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalCruzeiro "Caminho Marítimo de Santiago" fez escala este fim de semana no...

Cruzeiro “Caminho Marítimo de Santiago” fez escala este fim de semana no Centro de Portugal

  • Público pôde visitar a caravela Vera Cruz, entre outras atividades.

As embarcações que estão a participar no cruzeiro “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” estiveram no passado fim de semana nas Estações Náuticas de Peniche e da Ria de Aveiro.

A população pôde visitar a caravela Vera Cruz, entre outras atrações preparadas para estes dias.

O cruzeiro inaugural da iniciativa “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” teve início em Vila Real de Santo António, a 28 de maio, e termina no dia 13 de junho em Santiago de Compostela.

Ao longo dos 17 dias, e 10 etapas, os participantes efetuam paragens em nove portos portugueses e três galegos.

Caravela Vera Cruz

No Centro de Portugal, as embarcações fizeram escala em Peniche (3 de junho) e na Ria de Aveiro (4 e 5 de junho).

O cruzeiro pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, no ano 40 da Era Cristã, terá transportado o corpo de São Tiago desde Jaffa, no atual Israel, até Campus Stella, na Galiza.

A caravela Vera Cruz, réplica exata das antigas caravelas usadas pelos portugueses nos Descobrimentos, é a estrela do cruzeiro e ancorou no Porto Bacalhoeiro, em Ílhavo, na tarde de sábado, onde foi recebida por João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, entre outras personalidades. As restantes embarcações ficaram divididas entre o Porto de Pesca Costeira e os cais ROM/Neptune e AVELA.

No domingo, a caravela Vera Cruz recebeu visitas do público no Porto Bacalhoeiro. Nesse dia, as tripulações tiveram visitas guiadas a várias atrações de Ílhavo, Vagos e Aveiro, nomeadamente o Museu Marítimo de Ílhavo, o Centro de Religiosidade Marítima de Ílhavo e o Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo; o Santuário de Nossa Senhora de Vagos, em Vagos; e a Sé de Aveiro, o Museu de Santa Joana, o Cais do Sal e a Marinha da Troncalhada, em Aveiro, onde passaram de barco Moliceiro.

No Cais Criativo da Costa Nova esteve patente uma exposição alusiva às seis estações náuticas da Ria de Aveiro: Ílhavo, Aveiro, Ovar, Murtosa, Estarreja e Vagos, bem como do patrocinador Águas do Centro de Portugal.

As embarcações seguiram viagem para norte na manhã desta segunda-feira.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: