11.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Junho 29, 2022
No menu items!
InícioInternacionalDocente da UBI eleito Sócio Correspondente da Academia Brasileira de Filologia

Docente da UBI eleito Sócio Correspondente da Academia Brasileira de Filologia

Paulo Osório, Professor Catedrático da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, foi reconhecido pelo seu trabalho no âmbito da Linguística e da Filologia, nomeadamente na área do Português do Brasil.

Paulo Osório foi eleito Sócio Correspondente da Academia Brasileira de Filologia, em reconhecimento da sua investigação no âmbito da Linguística Histórica do Português Europeu e do Português do Brasil.

Este estatuto é ainda o reconhecimento da ligação científica e académica que o Professor Catedrático da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI) vem criando com muitas das mais prestigiosas instituições universitárias brasileiras.

Esta eleição corrobora a estreita colaboração de Paulo Osório com o Brasil, integrando, inclusive, alguns grupos de investigação de referência, como por exemplo o Grupo Nêmesis (Estudos do Léxico e da História da Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia); o Grupo de Linguística Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais; o Grupo de Estudos Semânticos do Português da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Osório congratula-se especialmente “com o facto de integrar uma Academia, da qual fizeram parte duas saudosas figuras proeminentes dos Estudos Linguísticos em Portugal” e “muito importantes” no seu percurso académico: Jorge Morais Barbosa (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e João Malaca Casteleiro (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)”.

Paulo Osório é, desde abril de 2021, Professor Catedrático de Linguística Portuguesa da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, instituição onde tem desempenhado diversos cargos de gestão académica.

É membro de organizações científicas internacionais e nacionais da área, tendo presidido à Associação Internacional de Linguística do Português entre 2014-2017 e é, desde janeiro de 2021, membro da Direção da Associação de Linguística e Filologia da América Latina, desempenhando a função de Delegado Regional (Espanha e Portugal).

A Academia Brasileira de Filologia “desde as suas origens se caracterizou como entidade cultural voltada para o trato dos assuntos concernentes à Filologia e à Lingüística sob seus vários aspectos”, como define Azevedo Filho, professor e filólogo brasileiro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: