9.7 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioDesportoLiga MEO Surf – Primeira Divisão do surf nacional a caminho dos...

Liga MEO Surf – Primeira Divisão do surf nacional a caminho dos Açores

A Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional, está de malas feitas para partir rumo à Ilha de São Miguel, onde vai acontecer o Allianz Ribeira Grande Pro, de 24 a 26 de Junho.

Este é o regresso dos melhores surfistas nacionais às ondas dos Açores, depois de a última etapa do principal circuito do surf nacional ali se ter realizado em 2009.

Nesse ano foi um jovem Frederico Morais a vencer a prova masculina, com Francisca Santos a ser a vencedora da prova feminina.

Curiosamente, 13 anos depois, Frederico está também ele de regresso a esta prova, liderando a comitiva que leva os melhores surfistas nacionais até aos Açores.

Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande

“É com muita honra que iremos acolher a nova prova do calendário de surf, onde irão estar os atuais campeões de Portugal, em masculinos e femininos. É também uma excelente oportunidade para os nossos jovens talentos mostrarem todo o seu potencial. Esta é uma prova também importante para consolidar a marca ‘Ribeira Grande Capital do Surf’ e aproveitar a projeção do evento para mostrar o que de melhor a Ribeira Grande tem para oferecer. Desta forma, será possível trazer um novo público para o concelho. A Ribeira Grande, concelho mais jovem de Portugal Continental, é a Capital do Surf dos Açores, tendo marca registada ‘Ribeira Grande Capital do Surf’. Como a cidade possui potencial para a prática dos desportos de ondas, e como tem vindo a receber várias provas de relevo, como é o caso do nacional de surf da Liga MEO Surf, e do Mundial de Surf, da World Surf League, é intenção da autarquia da cidade candidatar a cidade da Ribeira Grande a Reserva Mundial de Surf, de modo a preservar as ondas da cidade.”

Histórico de vencedores do Ribeira Grande Pro

2009 – Frederico Morais e Francisca Santos
2008 – Eduardo Fernandes e Carina Duarte

Quem vai tentar colocar o nome na lista de vencedores desta etapa é Halley Batista, que está mais motivado que nunca, após ter vencido a etapa da Ericeira e ascendido ao topo do ranking da Liga MEO Surf.

Embora não esteja na disputa do título nacional por não ter nacionalidade portuguesa, o surfista brasileiro, que reside atualmente em Aljezur, promete lutar muito para não largar a liderança do ranking e a licra amarela Go Chill.

Halley Batista, líder do ranking masculino da Liga MEO Surf

“É inacreditável chegar aqui com a licra amarela Go Chill. Estou muito feliz por ter tido esta oportunidade na minha vida, de voltar a competir em alto rendimento. Louvo este momento que estou a passar. Agora que sou líder do ranking vou tentar trabalhar ainda mais um pouco para segurar essa liderança, a começar já pelo Allianz Ribeira Grande Pro. E quem sabe se no final do ano não vou ser o campeão da Liga MEO Surf.”

Do lado feminino as contas são diferentes. Com Teresa Bonvalot na liderança e a campeã nacional Kika Veselko na vice-liderança, mas ambas fora desta etapa, é Carolina Mendes, atual número 3 do ranking, quem fica melhor posicionada para atacar o topo do ranking e tentar recuperar o título nacional que lhe foge desde 2017.

Carolina Mendes, atual número 3 do ranking feminino da Liga MEO Surf

“É sempre bom voltar aos Açores. É uma etapa um pouco diferente em termos logísticos, mas considero que é uma ótima oportunidade para conhecermos mais Portugal e a Liga MEO Surf garantir que passa pelo país todo. Todas as etapas são decisivas. Fico feliz por poder estar presente no Allianz Ribeira Grande Pro, quero dar o meu melhor a aproveitar os dias por lá.”

Além de ser a penúltima das cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, e por isso ter um papel importantíssimo na luta pelos títulos de campeões nacionais, o Allianz Ribeira Grande Pro vai ser também a terceira e última etapa do já histórico sub-troféu Allianz Triple Crown.

Atualmente na liderança do ranking masculino da Liga MEO Surf, Halley Batista, chega ao Allianz Ribeira Grande Pro, igualmente, na frente da disputa da Allianz Triple Crown, sendo seguido de perto por João Moreira. Do lado feminino, a liderança deste ranking é partilhada por Kika Veselko e Teresa Bonvalot, mas com estas fora da etapa é Carolina Mendes que fica melhor posicionada na corrida a este troféu.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing

“O campeonato de Surf Nacional regressa aos Açores com a Allianz e não podíamos estar mais orgulhosos por sermos o naming sponsor da etapa Allianz Ribeira Grande Pro. Estamos muito entusiasmados por acompanhar este regresso às ilhas, que está a ser vivido com muita expectativa por parte de todos os intervenientes e, assim termos também a oportunidade de mais uma vez acompanhar o desenvolvimento do Surf em Portugal. Esta é também uma etapa muito importante para nós, uma vez que é a terceira e última prova do Allianz Triple Crown deste ano, que vai anunciar os melhores surfistas no conjunto das três etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Esperamos que estes próximos dias de campeonato tragam momentos únicos para os surfistas em prova e a todo o público que acompanha esta modalidade.”

Fantasy Surfer – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com

Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Ribeira Grande, e o apoio técnico do Azores Surf Club e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: