9.7 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalIdanha é o melhor município com menos de 10 mil habitantes

Idanha é o melhor município com menos de 10 mil habitantes

Distinção como “Marca Estrela”

Idanha-a-Nova é o município com menos de 10 mil habitantes com melhor desempenho socioeconómico em Portugal e este ano entra, pela primeira vez, no Top 100 Nacional.

Os resultados surgem no “Portugal City Brand Ranking 2022”, da consultora Bloom Consulting, que avalia os 308 municípios portugueses nas categorias viver, visitar (turismo) e captação de investimento.

“Ficamos muito satisfeitos com este resultado. Mas ficamos ainda mais confiantes por expressar resultados práticos ao nível da qualidade de vida, na criação de riqueza e emprego, e na atração de empresas e fixação de pessoas no concelho”, afirma Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

O autarca lembra que “Idanha tem subido posições de forma consistente, desde que é publicado este ranking anual. Agora, passamos a figurar entre os 100 melhores municípios do país, o que só nos pode dar confiança no trabalho que estamos a desenvolver”.

Com efeito, Idanha voltou a subir mais 10 posições e passou para o 97º lugar do ranking em 2022.

Mais ainda: Idanha foi distinguida como “Marca Estrela” por ser o município com menos de 10 mil habitantes a apresentar melhores resultados.

Nas três dimensões analisadas, o destaque vai para a categoria “Viver”, relativa à qualidade de vida e atração de famílias.

Em apenas um ano, Idanha subiu 42 posições, do 138º para a 96ºlugar.

Armindo Jacinto considera que “são indicadores muito positivos”.

O autarca frisa que “a estratégia que estamos a implementar dá prioridade às áreas da educação, da saúde, da habitação, da segurança e da economia”.

Com isso, Idanha está a contrariar o êxodo populacional característico do interior de Portugal.

Em 2019, passou a ter fluxos migratórios positivos, pela primeira vez desde há décadas.

Desde aí, têm sido mais os novos residentes do que as pessoas que deixam o concelho, segundo os dados oficiais da Pordata.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: