21.7 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioRegionalPenamacor: Pedro Chagas Freitas desenvolveu escrita criativa junto do AERS

Penamacor: Pedro Chagas Freitas desenvolveu escrita criativa junto do AERS

Pedro Chagas Freitas esteve a trabalhar métodos de escrita criativa junto da comunidade escolar do concelho. Para o escritor a atividade superou as expetativas

Entre os dias 17 de janeiro e 2 de junho, o escritor Pedro Chagas Freitas esteve a desenvolver uma atividade de escrita criativa junto da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS).

Este projeto envolveu três turmas, tendo sido realizada uma sessão por mês junto de cada uma delas.

Durante a iniciativa, desenvolvida no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Município de Penamacor, foram dinamizados vários jogos e dinâmicas de grupo, cujo principal objetivo foi o de incentivar os alunos a realizar produções literárias e demonstrar que escrever pode ser divertido e não uma atividade aborrecida.

Este projeto pretendeu proporcionar uma experiência diferente e positiva para os alunos e para os professores, desenvolvendo a criatividade e proporcionando uma relação melhor e mais estreita com a língua portuguesa, com a leitura e sobretudo com a escrita, contribuindo, desta forma, para a melhoria do desempenho escolar dos alunos.

Como sublinhou Pedro Chagas Freitas no arranque do projeto, este tipo de atividades são fundamentais para os alunos: “Mais que o resultado final, o que interessa é o processo. Primeiro diverti-los e depois fazê-los perceber que escrever é divertido, derrotando a ideia de que escrever é uma seca. Querermos fazer coisas diferentes e sair um bocadinho da caixa é fundamental. O método é trazer o jogo e a diversão ao processo de escrita e fazer com que os alunos escrevam quase sem repararem que estão a escrever. Quero que percebam que escrever é uma coisa perfeitamente natural, que todos temos essa capacidade e que todos sabemos pensar de uma maneira própria”.

Durante uma das aulas

Expetativas superadas

Para o escritor, no final as expetativas foram superadas.

“As crianças estavam motivadas e mostraram que sabem escrever como gente grande. Fico feliz por mim mas sobretudo por elas. Todos perceberam que têm ideias e que escrever não é um bicho de sete cabeças. Têm muito para contar e há aqui muito boas histórias. Se conseguirem transformar isso podemos ter aqui escritores”.

Além dos objetivos acima mencionados, esta atividade permitiu, ainda, aos alunos contactarem com um nome reconhecido da literatura contemporânea portuguesa, com vários best sellers publicados, representando esta experiência um reforço positivo para os novos pequenos escritores, que podem levar para o futuro o contacto com Pedro Chagas Freitas como referência.

Este projeto foi implementado pela Câmara Municipal de Penamacor e insere-se na atividade 2.9 do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, resultado de uma candidatura a fundos comunitários liderada pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, sendo cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

Palavra aos alunos

Edgar Antunes – 6ºA

“Gostei das aulas. Nunca pensei que escrever fosse assim tão divertido. Aprendi que a nossa imaginação pode chegar muito longe. Mais do que pensamos”.

Beatriz Cortinhas – 8ºA

“Gostei e achei interessante. As crianças nestas idade não costumam ler tanto nem desenvolver muito a escrita. Com este projeto conseguimos desenvolver a nossa escrita e, quando damos por nós, já escrevemos um texto de 100 ou 200 palavras. Com a ajuda de todos é muito fácil e enriquece-nos”.

Margarida Leitão – 6ºB

“Adorei esta experiência. Ensinou-nos a escrever ainda melhor e com menos erros. Torna também a escrita mais divertida”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading