8.9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
No menu items!
InícioNacionalUniversidade de Coimbra reúne especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre literacia...

Universidade de Coimbra reúne especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre literacia digital e mediática

Com o objetivo de promover a partilha de saberes e a reflexão sobre os desafios que a literacia digital e mediática coloca à educação e à investigação, na medida em que hoje em dia é considerada uma condição essencial para o exercício da cidadania, vai decorrer no próximo sábado, dia 25 de junho, entre as 09h00 e as 17h00, o congresso “Literacia Digital e Mediática: da Investigação à Educação”, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

O congresso vai reunir em Coimbra especialistas nacionais e internacionais das áreas da comunicação e da educação, para refletir e debater sobre a literacia digital e mediática, especialmente a capacitação dos cidadãos para o uso crítico e consciente dos meios de comunicação e das redes e plataformas digitais.

Ignacio Aguaded Gómez (Universidade de Huelva), Gabriela Borges (Universidade do Algarve), Pierre Fastrez (Universidade Católica de Lovaina), e Teresa Pombo (Plano Nacional de Leitura 2027/Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté) vão ser os conferencistas presentes no encontro.

A evolução e a generalização do uso das tecnologias digitais «reconfiguraram substancialmente a comunicação e as relações interpessoais, as formas e os contextos para ensinar e aprender, bem como as modalidades de expressão e de participação na sociedade, a nível local e global, pelo que atualmente é essencial preparar cidadãos digitalmente competentes, informados e habilitados para um uso eficaz e socialmente responsável dos media nos mais diversos domínios da sociedade da informação», afirma Armanda Matos, coordenadora do projeto COMEDIG e docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

O congresso “Literacia Digital e Mediática: da Investigação à Educação” realiza-se no âmbito do projeto “COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal”, coordenado pela Universidade de Coimbra e desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o projeto, que se encontra na sua fase final, teve como objetivo central avaliar o nível de competências de literacia digital e mediática na comunidade escolar, elaborar recursos educativos digitais e oferecer orientações para a formação nesta área.

O congresso “Literacia Digital e Mediática: da Investigação à Educação”, que ainda tem inscrições abertas, vai ser o palco para a divulgação dos principais resultados e contributos produzidos no âmbito do projeto de investigação.

Mais informações sobre o projeto “COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” em www.uc.pt/fpce/comedig.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: