9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalMunicípio e AERS realizam atividades junto de alunos com necessidades educativas especiais

Município e AERS realizam atividades junto de alunos com necessidades educativas especiais

O Plano Integrado e de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Município de Penamacor e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches estão a realizar, desde o arranque do ano escolar, como atividades “Horta Pedagógica” e “Bordar Aprendizagens” destinadas aos alunos com necessidades educativas especiais, tendão estimular como objetivo aprendizagens de uma forma criativa e inovadora.

A atividade de educação ambiental “Horta Pedagógica”, no qual os alunos trabalhando todas as fases do cultivo de várias culturas, despertou o interesse nas crianças para o contato com a terra e a observação “in loco” dos vários ciclos da natureza.

Esta iniciativa teve, ainda, como intuito de motivar, promover e consciencializar para uma alimentação saudável; desenvolver conceitos abordados nas disciplinas de ciências da natureza e matemática, consolidando as aprendizagens lecionadas em sala de aula.

Por outro lado, este projeto tem permitido desenvolver competências a nível sensorial e cognitivo, autonomia promover e relacionamento com os pares, aplicar regras de higiene e segurança no trabalho e dominar métodos de trabalho.

Já o ateliê criativo “Bordar Aprendizagens” pretendeu motivar para a aprendizagem através do bordado, com uma visão holística que engloba as disciplinas de matemática, ciências da natureza, português e educação visual, consolidando-se, da mesma forma, como aprendizagens apreendem em sala de aula.

Por outro lado, esta ação permitiu, igualmente, desenvolver competências que visam estimular a cognição, promover a autonomia e relacionamento com os pares, favorecer a motricidade fina, potencialr o desenvolvimento do manual de precisão, a coordenação óculo-manual e a precisão psicomotora.

Visitas ao museude Tavares Proença e Cargaleiro no âmbito do ateliê “Bordar Aprendizagens”

No âmbito do ateliê “Bordar Aprendizagens”, no dia 24 de maio, os alunos deslocaram-se a Castelo Branco para participar em duas atividades programadas e desenvolvidas nos museus Tavares Proença Júnior e Cargaleiro.

Assim, no período da manhã, os alunos tiveram oportunidade de visitar todo o Museu Tavares Proença Júnior, com incidência especial e atenção ao espaço reservado aos colchas de Bordado de Castelo Branco e à exposição temporária de Nadir Afonso.

Os alunos puderam, ainda, visualizar em pormenor os pontos característicos, como diferentes misturas de núcleos e adaptação da bordado à vida quotidiana, percebendo ainda que se trata de um importante ativo no crescimento da economia local.

Durante a visita à “Horta Pedagógica”

No período da tarde, os alunos visitaram o Museu Cargaleiro, onde puderam observar os trabalhos expostos pelo mestre, interagindo com a guia e tendo evidenciado os conhecimentos já consolidados nas atividades do ateliê sobre a obra e vida de Manuel Cargaleiro.

A atividade terminou com a participação dos alunos no ateliê de pintura de azulejos.

Os alunos mostraram muito interesse e participaram ativos, o que permitiu desenvolver a aquisição das aprendizagens de forma diversificada e em espaços não formais.

Já no contexto da atividade “Hortas Pedagógicas” foi realizado uma aula externa para identificação de plantas bioindicadoras, apresentando e explicando a sua função no solo à turma de 6º B do AERS, tendo para isso contado com o colaborador do aluno Augusto Lopes.

Este projeto foi implementado pela Câmara Municipal de Penamacor e insere-se na atividade 1.10 do Plano Integrado e de Combate Inovador ao Insucesso Escolar, resultado de uma candidatura a fundos comunitários liderados pelo CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, sendo cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: