9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalOficinas e Concerto “Cantar a Terra - Segue-me à Capela”

Oficinas e Concerto “Cantar a Terra – Segue-me à Capela”

A Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim acolhe a 26 de junho, às 18 horas, o concerto “Cantar a Terra – Segue-me à Capela”.

Este concerto apresentará o trabalho resultante de oficinas de cantares tradicionais (24 e 25 de junho), contextualizados na sua perspectiva funcional, fazendo um périplo não só pelos cantares tradicionais mas também cantares característicos do território.

O espectáculo dirige-se a toda a população e irá contar com a participação dos formandos das oficinas.

Os interessados em participar nas oficinas deverão inscrever-se junto da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, pessoalmente ou pelo 274 809 318.

As inscrições são limitadas.

As oficinas decorrerão no auditório da sede da União de Freguesias no dia 24 de junho (das 21 às 23 horas) e no dia 25 de junho (das 10h30m às 13h30m e das 15h30 às 18 horas).

Serão dinamizadas pelo colectivo “Segue-me à Capela”, constituído por sete mulheres que trabalham a música tradicional portuguesa numa perspectiva contemporânea, usando a voz como principal instrumento.

“Cantar a Terra, Segue-me à Capela” tem como objectivos recuperar cantigas e “apanhar o fio da meada ou criar-lhe pontas novas”.

As cantigas “nasciam aqui e ali, assim se achasse fazerem falta a qualquer das rodas da vida: a das Estações do Ano, a da semente ao pão, a da nascente à foz, a do nascimento à morte (e mais além, se das almas for verdade serem eternas), e as demais que imitem a forma da terra, que por ser redonda é, afinal, infinita”.

Integra-se no Projeto “Caminhos das Pessoas” da Programação Cultural em Rede do Médio Tejo, que consiste num “programa de seleção de locais e objetos artísticos e culturais, para a valorização e divulgação de bens culturais e patrimoniais, mais concretamente, do património cultural e natural que apresenta um potencial de atratividade e projeção do território”.

No âmbito dos “Caminhos das Pessoas”, decorrerão no concelho da Sertã as seguintes atividades, que serão divulgadas oportunamente:

– “Baile, Aldara Bizarro” – 14 agosto, 18 horas, na Alameda da Carvalha, Sertã

– Workshop e Teatro “O Sítio” – 24 de setembro, 21 horas no Centro Social, Recreativo e Cultural do Vale do Laço e 25 setembro, às 16 horas, na ACRAMIOSO – Associação Cultural e Recreativa do Amioso

– Workshop de Arte Urbana para Idosos “Lata 65, MistakerMaker” – 8 (11H e 14H) e 9 de outubro (11H e 14H) – Sertã

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: