27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioNacionalA terceira edição internacional do NATCOOL CREATIVE CONTEST chega este mês,...

A terceira edição internacional do NATCOOL CREATIVE CONTEST chega este mês, pela mão da Niepoort

Pelo terceiro ano consecutivo, o NATCOOL CREATIVE CONTEST apela à criatividade de todos – portugueses e estrangeiros, residentes ou não em Portugal – e reitera a especificidade deste movimento NatCool. 

Mais do que vinho, NatCool é um movimento de partilha entre produtores, com o objectivo de explorar, experimentar e produzir vinhos, com pouco grau alcoólico, descomplicados e fáceis de beber.

A filosofia NatCool não restringe um só estilo de vinho, mas sim à expressão natural de cada terroir.

Acima de tudo, são vinhos que respeitam o território e os ciclos naturais da vinha e da maturação, com o mínimo de intervenção possível.

A submissão de propostas deve ser enviada em formato digital para o e-mail natcoolcontest@niepoort.pt através de fotografia ou digitalização em formato pdf ou jpg.

A proposta criativa pode ser explorada em qualquer formato ou técnica, podendo ser intervencionada de duas formas: no rótulo da garrafa original, que deve ser intervencionado e foto; ou na imagem da garrafa, disponível para download.

Nenhum site NATCOOL CREATIVE CONTEST encontra toda a informação e regulamento.

Entre os dias 1 e 15 de julho, o júri convidado fez uma pré-selecção e a decisão final terá lugar no almoço na quinta de Nápoles, de deliberação e atribuição dos 5 prémios aos 5 finalistas.

O júri Niepoort é composto por Joana Emídio, designer da Niepoort, Daniel Niepoort, sexta geração da Casa Niepoort, e Dirk Niepoort, quinta geração da família Niepoort.

O Júri convidado é comporto por: José Vieira da Viarco; Inês Melo, designer convidada pela Lexus/ESAD; Cláudia Guerreiro, artista plástica e ilustradora, música da banda Linda Martini; Marta Madureira, ilustradora e coordenadora do curso de ilustração no IPCA; e Paulo Vinhas, curador e fundador da loja de música Matéria Prima.

“Este concurso artístico pretende envolver as pessoas – artistas ou não – na comunidade Nat Cool e no universo Niepoort”, explica Daniel Niepoort, enólogo das quintas da Niepoort e sexta geração da Casa.

“Ao escolhermos rótulos que foram desenhados por pessoas de qualquer local do mundo e de qualquer área de formação, estamos a alargar o universo da Niepoort e de quem gosta, simplesmente, de beber um bom vinho”.

Dirk Niepoort, atualmente à frente da Casa Niepoort, complementa: “Na Niepoort, gostamos de pensar para a da caixa. Neste caso, com o movimento Nat Cool, que vai agora na 3ª edição, e que recebe candidaturas de todo o mundo, quisemos pensar “dentro do rótulo”. Conquistar mais adeptos do espírito Nat Cool mais não é do que dar ao conhecer vinhos bons e descomplicados a mais pessoas.”

Sobre o Movimento Nat Cool:

O Nat Cool é um conceito criado em 2015 pela Niepoort que consiste num movimento de união entre vários produtores, com o objectivo de criar vinhos leves, com pouco grau alcoólico, descomplicados e fáceis de beber.

O primeiro, o “Caneca Branca”, foi feito em 2015 na região dos vinhos verdes. Segui-se, em 2016, o ‘Drink Me’, na Bairrada, que procurou mostrar um lado diferente e elegante da casta Baga, e outros como ‘Copo Alegre’), ‘Voyeur’, do Douro, ‘Primata’, do Douro, ou ‘Trudy Ruby’, o primeiro vinho do Porto Nat Cool.

O espírito Nat Cool é um espírito livre, em que a única regra é “curtir a vida”. Por isso, como garrafas de Drink Me são de 1 litro para garantir “festas longas”, vendidas a preços “cool” e que quanto mais se bebem, mais apetece beber.

Vencedores de 2020 e 2021

Descomplicado e autêntico, o Nat Cool é um vinho que assume o ‘terroir’ com orgulho e sem elitismos.

Open call – 1 junho a 1 de julho

Anúncio dos vencedores – 18 julho

Há prémios para os 3 vencedores e 2 menções honrosas:

Vinhos Niepoort | Experiências nas Caves – Gaia, Porto | Experiências Lexus e prémios Viarco.

Juris:

Dirk Niepoort; Daniel Niepoort; Joana Emídio

Cláudia Guerreiro; Marta Madureira; Paulo Vinhas

José Vieira (Viarco); Inês Melo (Lexus/ESAD)

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: