24.4 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Agosto 18, 2022
No menu items!
InícioRegionalFôlego lança Chamada de Participantes para “Vilas Mutantes”

Fôlego lança Chamada de Participantes para “Vilas Mutantes”

O projeto Fôlego está a preparar a iniciativa “Vilas Mutantes” em Cernache do Bonjardim e, neste sentido, está a lançar um “Open Call/Chamada de Participantes” para integrarem sessões de preparação de um espectáculo, que serão dinamizadas por Alice Duarte (bailarina e coreógrafa) e Alexandre Moniz (Músico) durante o mês de julho.

As sessões irão incidir num trabalho sobre memórias, costumes, saberes e inquietações da comunidade.

Todas as pessoas que gostem de dançar, cantar e/ou tocar instrumentos poderão inscrever-se pelos contactos 926 562 123 (Alice Duarte), 916 772 716 (Alexandre Moniz) e vilasmutantes@gmail.com .

As sessões irão culminar num espectáculo que será posteriormente apresentado ao público.

Alice Duarte, bailarina e coreógrafa, desenvolverá junto da comunidade local um trabalho que mergulha nas suas memórias, costumes, saberes de caráter pessoal, social e cultural.

Invocará, para as ruas da vila, intervenções artísticas cuja força motriz está exatamente nessa partilha e envolvimento junto das populações e artistas locais.

A intervenção assentará em metodologias de arte participativa que aliam ferramentas artísticas da dança e da música.

Na arte do som estará Alexandre Moniz, com raízes na freguesia de Envendos (Mação). Utilizará a sua ligação à terra e a experiência com diversos instrumentos musicais para estimular a participação através de uma linguagem desconhecida de muitos, mas de fruição transversal.

“Fôlego” é um programa de intervenção que alia as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes – não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO tem uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Tem como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Sertã, Mação, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila-de-Rei – atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: