27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioRegionalPenamacor dá continuidade ao projeto Filosofia para Crianças e aposta em Educação...

Penamacor dá continuidade ao projeto Filosofia para Crianças e aposta em Educação Ambiental junto da comunidade escolar

O Município de Penamacor, em parceria com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) e no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), realizou, durante o ano letivo diversas ações de Educação Ambiental, tendo dado, igualmente, continuidade do projeto Filosofia para Crianças

A quarta edição do Projeto Filosofia para Crianças trouxe consigo uma novidade: durante o presente ano letivo, as sessões incluíram atividades de mindfulness.

O programa nesta edição foi aplicado aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do AERS, tendo sido trabalhados temas como os valores éticos e relacionais, tais como a empatia, a compaixão, a solidariedade e a gratidão; assim como o autoconhecimento, a importância da leitura, o valor da imaginação e da criatividade, a exploração de técnicas de concentração e relaxamento dos pequenos filósofos.

Na maioria das sessões procurou-se iniciar as atividades com recurso a técnicas de focagem da atenção e/ou ao relaxamento com o objetivo de trazer os participantes para o momento presente.

Posteriormente, recorreu-se ao habitual método de leitura e exploração de uma história ou conto infantil, que culminou sempre com a execução de uma tarefa para consolidar reflexões e temas abordados.

Em todas as sessões os grupos estimularam a concentração, através de um exercício de visualização criativa guiada – “O Jogo da Imaginação” – promovendo assim a partilha e discussão de ideias e sentimentos vivenciados.

O trabalho de ilustração, apreciado pela maioria dos alunos como um momento divertido e relaxante, foi a forma de exteriorização de todo o trabalho reflexivo e crítico realizado ao longo das sessões.

O projeto decorreu de forma profícua e foi alcançado o objetivo de estimular a compreensão dos valores éticos, assim como a aquisição de ferramentas/estratégias de autoconhecimento e atenção plena, que possam, simultaneamente, promover uma melhor convivência social e o respeito mútuo.

O estímulo da autoestima e da criatividade foram também aspetos fundamentais e fomentados no desenvolvimento deste projeto.

Esta iniciativa contou, mais uma vez, com o apoio de uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Ações de Educação Ambiental também foram novidade

Já as ações de Educação Ambiental decorreram junto da turma do 3º ano do 1º ciclo da Escola Básica de Penamacor, tendo culminado com uma visita de estudo ao Museu do Quartzo em Viseu onde se pretendeu despertar a atenção para o espaço e materiais expostos assim como a observação de diversas experiências relacionadas com o meio ambiente e alertar para a importância dos fatores ambientais que condicionam as diferentes etapas da vida das plantas e dos animais.

Todas as atividades de Educação Ambiental realizadas permitiram promover estratégias de demonstração de pensamentos crítico por parte dos alunos, partilhar informação, incentivar a investigação e contribuir de uma maneira geral para o sucesso educativo dos alunos envolvidos.

Durante uma das sessões

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: