22.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 16, 2022
No menu items!
InícioRegionalReal Associação da Beira Interior organizou Palestra em Sobral do Campo

Real Associação da Beira Interior organizou Palestra em Sobral do Campo

A Real Associação da Beira Interior, organizou no dia 19 de Junho, uma palestra subordinada ao tema “São Sebastião – Padroeiro de Sobral do Campo”, o orador convidado foi o professor, investigador, teólogo e historiador Florentino Vicente Beirão.

Na Mesa esteve presente o orador, o Vice-Presidente / Secretário da União de Freguesias de Ninho do Açor e Sobral do Campo, João Almeida (havia estado presente, mas teve que se ausentar o Presidente da União de Freguesias de Ninho do Açor e Sobral do Campo, António Marcelino) e o Grande Secretário da Real Associação da Beira Interior, Rui Mateus.

Florentino Vicente Beirão, tem uma forte ligação de amizade com o Sobral do Campo, do qual teve vários alunos dessa aldeia.

É importante saber quem foi o Santo Mártir São Sebastião, mesmo Florentino Vicente Beirão tem devoção por este santo, que é padroeiro em várias localidades de Portugal e onde existem também várias igrejas e capelas em muitas localidades da nação.

Florentino Vicente Beirão, sendo de Alcains, fala de uma grande festa na sua localidade alusiva ao Santo Mártir.

O Rei Dom Sebastião I, nasceu no dia 20 de Janeiro, que segundo o calendário litúrgico é o dia de São Sebastião.

Com esta situação aumentou no Século XVI uma devoção exponencial no Reino de Portugal e nos novos territórios descobertos pelas naus portuguesas.

São Sebastião, é o Santo dos militares de infantaria, protector contra a fome e a peste.

Muitas capelas foram construídas em Portugal, com forma de pagamento de promessas contra as pragas.

Sendo um Santo onde além de capelas e igrejas no território nacional, existem algumas localidades que têm o Bodo de Natal em homenagem ao Santo Mártir.

São Sebastião, é um Santo Mártir do cristianismo primitivo do Século III, sendo um militar do Império de Roma que se converteu ao cristianismo, ao ser descoberto foi mandado matar sobe forma de tortura por parte do Imperador Diocleciano, escapando uma primeira vez da morte ao ser curado por Santa Irene, mas acabou por falecer numa segunda vez, também sobe forma de tortura.

No final da palestra Antónia Carvalho, natural de Sobral do Campo, cantou 4 canções à capela.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: