24.4 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Agosto 18, 2022
No menu items!
InícioNacionalSobre a decisão do governo relativa ao aeroporto de Lisboa

Sobre a decisão do governo relativa ao aeroporto de Lisboa

O debate sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa já leva mais de meio século e já teve de tudo menos aquilo que nos dias de hoje é imprescindível: uma Avaliação Ambiental E sem cartas marcadas e sem localizações limitadas como o LIVRE vem defendendo.

É por isso lamentável que o governo tenha decidido ontem deitar para o caixote do lixo a AAE, mesmo com todos os seus defeitos e limitações que tinha prometido fazer a um número reduzido de opções de localização para novo aeroporto.

Para além disso, o governo ensaia uma fuga para a frente, evitando escolher entre localizações, para nos dar aquela que pode vir a revelar-se a pior das decisões possíveis; fazer já um aeroporto na localização com mais impactos ambientais negativos, e deixar para as calendas o aeroporto que o próprio governo reconhece tar mais vantagens do ponto de vista das decisões estratégicas.

Não é possível de manhã defender o ambiente na Conferência dos Oceanos e à tarde decidir fazer um aeroporto num estuário em terrenos pouco consolidados e com impactos sobre ecossistemas frágeis.

Esta é uma clara imagem do que não se deve fazer, do que era suposto já se ter aprendido, não há desenvolvimento ao mesmo tempo que se ignora o impacto ambiental do mesmo.

O que deve ser feito é, tal como o LIVRE defendeu num projeto de resolução sobre o desenvolva um Plano Nacional Aeroportuário, sujeito a Avaliação Ambiental Estratégica, submetido na passada semana.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: