27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioRegionalMunicípio de Penamacor adquire canetas digitais e Manual de Diagnóstico de Perturbações...

Município de Penamacor adquire canetas digitais e Manual de Diagnóstico de Perturbações Mentais

O Município de Penamacor adquiriu um recurso para crianças com Perturbações da Aprendizagem Específicas (PAE): canetas digitais. Foi, ainda, adquirido um Manual de Diagnóstico de Perturbações Mentais. Ambas as aquisições se destinam ao Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS)

O Município de Penamacor adquiriu um recurso pedagógico que consiste numa caneta de leitura digital que se caracteriza por ser um recurso inovador que facilita a aprendizagem de crianças com dislexia ou outras dificuldades de leitura.

Esta aquisição surgiu de uma necessidade identificada pelo grupo de Educação Especial do AERS e pretende-se que seja um contributo para dotar os professores e alunos deste recurso inovador que estimula a leitura autónoma de textos impressos, que lê em alta voz, em português de Portugal.

Esta é uma ferramenta importante para a inclusão de crianças com PAE, nomeadamente com dislexia ou outras dificuldades de leitura, mas também para crianças com algumas dificuldades na visão.

O Município adquiriu, ainda, um Manual de Diagnóstico de Perturbações Mentais com o intuito de dotar o Serviço de Psicologia e Orientação Escolar do AERS de um recurso que permita aos técnicos de psicologia do agrupamento orientar a sua prática no âmbito do apoio educativo e avaliação psicológica.

Esta aquisição resultou igualmente de uma necessidade identificada, neste caso, pelo grupo de psicologia e direção do AERS.

Estas iniciativas foram realizadas no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: