22.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 16, 2022
No menu items!
InícioRegionalPenamacor dá continuidade a Rubricas na Rádio e apoia estudos da comunidade...

Penamacor dá continuidade a Rubricas na Rádio e apoia estudos da comunidade escolar

Este ano letivo, foi dada continuidade às rubricas educativas na Rádio Voz da Raia. Também a comunidade escolar, portuguesa e estrangeira, beneficiou de diversos apoios

O Município de Penamacor, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e com a Rádio Voz da Raia, deu continuidade ao projeto Rubricas na Rádio.

Do ano anterior, transitaram rubricas como “Poesia aos Pedacinhos”, “Está no Ar o Estudo na Rádio”, “Apontamentos sobre a Flora” ou “A Primeira de Muitas Histórias”.

“Quiz a Matemática”, “Cantinho da Astronomia” ou programas dedicados à Educação Parental e à comemoração de dias temáticos foram as novidades.

A iniciativa “Rubricas Educativas” decorreu durante o ano letivo de forma satisfatória e evidenciou-se como uma medida diferenciadora que envolveu toda a comunidade escolar desde alunos, professores e pais.

A rádio local esteve ao serviço da educação não só como um instrumento difusor de conceitos e temáticas abordadas em sala de aula, motivando as aprendizagens dos alunos, assim como um recurso inovador que permitiu realizar práticas de educação parental positiva.

Relativamente à rubrica de educação parental, esta consistiu na difusão de histórias e contos infantis gravados por pais e filhos, pretendendo-se deste forma promover o envolvimento parental na vida escolar dos filhos e a promoção da leitura junto dos mais novos.

Pode ouvir os contos em https://youtu.be/va3OLJWVLwQ

Apoios a alunos portugueses e estrangeiros

Também este ano letivo, o Município este envolvido em diversos apoios a alunos portugueses e estrangeiros.

Assim, a atividade de apoio de Português Língua Não Materna (PLNM) contou com a colaboração de uma entidade externa – Centro de Estudos Segredos do Saber (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário), tendo surgido como uma necessidade identificada pelo AERS, uma vez que a comunidade de alunos estrangeiros neste ano letivo evidenciou-se muito expressiva.

Foi uma medida aplicada a vários alunos de vários ciclos de ensino e foi concluída com sucesso nos objetivos que foram definidos.

Revelou-se uma importante medida de inclusão das crianças e jovens estrangeiras e, uma mais-valia para a escola no reforço do número de horas que permitiu consolidar as aprendizagens dos alunos de outras nacionalidades.

Outros apoios foram os da Equipa Multidisciplinar PIICIE:as Coadjuvações PIICIE (Pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo) e à disciplina de Português (3º ciclo), esta através de um fornecedor externo.

Neste âmbito foi prestado apoio pedagógico a vários níveis por parte da equipa multidisciplinar sendo que toda a colaboração prestada revelou-se uma importante medida de promoção do sucesso escolar.

Através da disponibilização de recursos humanos especializados, privilegiou-se a consolidação de aprendizagens, numa lógica do apoio individualizado, permitindo não só minimizar dificuldades de aprendizagem como também consolidar matérias nas mais diversas áreas.

Estas atividades foram elaboradas no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: