27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioNacionalComo poupar água em casa?

Como poupar água em casa?

Sabemos que a água é um elemento essencial à vida e, por isso, deve ser protegida e bem consumida.

Nos dias atuais, onde cada vez mais se fala em sustentabilidade e um consumo consciente, vale sempre a pena lembrar como se deve atuar para se poupar água em casa.

Desta forma, a Selectra colocou mãos à obra, e reuniu vários conselhos que podem ajudar a poupar, a reduzir a pegada ecológica e a melhorar o seu consumo.

Não apenas pagará menos, mas cuidará de um bem precioso e muito necessário.

Gastar menos água está em suas mãos

Não há dúvida de que a água é um bem muito precioso.

Comparado ao custo de outros serviços, o contrato de água, não costuma gerar contas tão altas, mas com as restrições de água, a vida é mais complicada.

Poder racionalizar o seu consumo de água é bom para si… e para o seu ambiente.

Poupar água em casa é possível e pode começar já hoje a reduzir o seu consumo.

Como poupar água da torneira

A primeira medida para usar menos água é fechar a torneira: não a mantenha aberta enquanto escova os dentes, ensaboa ou faz a barba.

Além disso, nem todas as torneiras são iguais: algumas são mais eficientes. Verifique se a sua torneira é eficiente abrindo a torneira durante meio minuto e medindo a água recolhida: se for superior a 4 litros, a torneira é um factor de desperdício.

A solução neste caso é substituir a torneira por uma mais moderna e eficiente.

Se trocar a torneira não for uma opção, a alternativa é recorrer a um dos dispositivos de poupança que aqui podem ser instalados.

Dispositivos de poupança

Limitadores de fluxo: Reduzem o fluxo através de filtros, poupando até 50% de água. Alguns modelos são colocados sem a necessidade de desmontar a torneira, mas outros requerem a intervenção de um profissional.

Aeradores: Estes dispositivos misturam o ar com a água, mesmo que a pressão seja baixa.

As gotas de água saem em forma de pérolas e dão a sensação de que o jato de água é mais abundante.

Esta medida é geralmente acompanhada por um aumento na pressão de saída e um aumento no tamanho da própria gota (gota pérola).

Certifique-se de que a rosca corresponde com a torneira e, no caso do chuveiro, existem cabeçais de mistura com ar.

Interruptores de fluxo: Seja através de um detector de presença (só se ativam quando as mãos se aproximam da torneira) ou através de um temporizador, estes dispositivos interrompem automaticamente a água, evitando o seu desperdício.

8 bons hábitos para poupar água

Existem muitas outras coisas que todos podemos fazer, e a começar pelos pequenos gestos que ajudarão a poupar água.

  1. Tome um duche em vez de tomar banho. Encher a banheira requer pelo menos 200 litros, enquanto um banho de cinco minutos consome uma quarto parte.
  2. Nunca use a WC como depósito de lixo. E, claro, não deite resíduos como lenços e toalhitas não degradáveis ​​na sanita.
  3. Aposte na eficiência dos seus eletrodomésticos. Antes de escolher uma máquina de lavar roupa e loiça, consulte a sua etiqueta energética, verá que não apenas é tido em conta o consumo de eletricidade, mas também o consumo de água. E, claro, faça um uso responsável: encha as máquinas antes de as colocar a funcionar.

4. Use os eletrodomésticos. Sabia que se gasta menos água com os eletrodomésticos que se lavar à mão? Lavar a louça à mão, duas vezes ao dia, pode gastar cerca de 120 litros se for feito com a torneira aberta, ou 60 litros se se encher o lava-loiça. Usar a máquina de lavar loiça uma vez por dia consome cerca de 25 litros de água.

  1. Fique atento para evitar possíveis fugas: uma torneira a pingar, um autoclismo que não pára de deitar água… a longo prazo, é um gasto significativo.
  2. Reutilize a água o máximo possível. Por exemplo, pode reutilizar a água fria que sai até ficar quente, e usar para a limpeza da casa ou regar as plantas.
  3. Cozinhar no vapor (ou cozinhar no microondas) não é apenas mais saudável, mas também custa menos.
  4. Se tem uma horta, plante vegetação autóctone e instale um sistema automatizado de irrigação gota a gota, já que esta é a forma de obter um maior nível de poupança de água.

E em sua casa, que uso faz da água?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: