24.4 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Agosto 18, 2022
No menu items!
InícioRegional“Sinfonia à Idanha” presta homenagem à cultura idanhense

“Sinfonia à Idanha” presta homenagem à cultura idanhense

Obra teve uma estreia de sucesso

A Filarmónica Idanhense estreou este sábado, 2 de julho, a “Sinfonia à Idanha”, uma obra original em homenagem às gentes, tradições e cultura do concelho de Idanha-a-Nova.

A obra foi apresentada no Auditório Exterior do Centro Cultural Raiano, pela Filarmónica Idanhense, as Adufeiras de Idanha e grupos de cantares tradicionais da Universidade Sénior de Idanha-a-Nova, totalizando 80 músicos em palco.

O vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, João Carlos Sousa, felicitou as três instituições que têm sido fundamentais para o “selo” UNESCO de Idanha como Cidade Criativa da Música.

Sinfonia-a-Idanha

“Hoje temos em palco a Filarmónica Idanhense, as Adufeiras do Rancho Etnográfico e grupos cantares da Universidade Sénior, numa demonstração de vitalidade cultural que, no concelho e fora dele, facilmente se reconhece. Isto só demonstra que a aposta do Município na cultura é uma aposta ganha, com pilares bem sustentados e uma visão de futuro”, afirmou João Carlos Sousa.

O vereador lembrou que “a cultura do e no concelho de Idanha-a-Nova está num patamar de grande destaque, o que nos orgulha, mas também nos responsabiliza”.

Por isso, a Câmara “continuará, como sempre fez até aqui, a apostar fortemente na cultura como meio de desenvolvimento económico e social”.

“Sinfonia à Idanha” é uma obra com quatro andamentos sobre música tradicional do concelho de Idanha-a-Nova para ser executada por banda de música, grupo de adufeiras e grupo de cantares tradicionais.

A obra tem arranjos da autoria de Carla Perquilhas Costa e orquestração da autoria de João Abrantes.

A estreia da composição proporcionou uma noite de celebração da identidade cultural do concelho de Idanha-a-Nova, num grande tributo a esta Cidade Criativa da Música da UNESCO.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: