27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioCulturaTEATRO DAS BEIRAS inicia digressão da peça "PEQUENO RETÁBULO DE GARCÍA LORCA"...

TEATRO DAS BEIRAS inicia digressão da peça “PEQUENO RETÁBULO DE GARCÍA LORCA” pelas freguesias

Teatro das Beiras inicia digressão pelas freguesias

Esta 6ª feira, 8 de julho, o Teatro das Beiras inicia digressão da peça “Pequeno Retábulo de García Lorca” pelas freguesias do concelho da Covilhã, com apresentação na Covilhã (atrás da Câmara Municipal), às 22h.  

Sinopse:

“Pequeno retábulo de García Lorca” é uma criação original organizada a partir da obra de Federico García Lorca, poeta, dramaturgo e artista plástico espanhol do séc. XX. A “escrita” dramatúrgica que nos propomos produzir decorre da abordagem à multifacetada obra do autor; poemas,(La guitarraRomance de la luna luna), canções (Anda JaleoLas tres morillas de JaénLa nana de SevillaZorongo gitano La Tarara) diálogo de La doncella el marinero y el estudiante, o guião cinematográfico Viaje a la luna e o texto dramático para bonecos, Retablillo de don Cristóbal ”, textos referenciais onde se reconhece a herança da teatralidade popular mediterrânica por um lado, mas também as influências do movimento modernista, concretamente a corrente surrealista do século XX. Consideradas, no seu tempo, obras de caráter vanguardista onde se pressentem estes movimentos artísticos, atraíram muitos criadores do espaço ibérico e em várias disciplinas; artes plásticas, literatura, música ou cinema.

O espectáculo decorre da abordagem suportada por sinais que evocam a presença desses movimentos artísticos capazes de despertar a curiosidade e interesse nos espetadores de hoje, promovendo o encontro com estéticas artísticas que constituíram matéria de referência, confirmando consistentemente a universalidade da obra do autor como um valioso contributo para a edificação da ideia de cultura e da sua importância no desenvolvimento das sociedades. Obra que é um património da humanidade e, como tal, merecedora de reencontro para ser de novo contada ao público do nosso tempo, público heterogéneo, a quem queremos estimular e convidar para a fruição do teatro e das artes em geral, abrindo mais um espaço de análise que incentive a sua sensibilidade e o seu sentido crítico. A nossa proposta contém ainda uma renovada e sempre estimulante leitura sobre os conceitos do “popular” e “erudito”, estabelecendo uma ponte entre as artes tradicionais e a criação contemporânea. O teatro como uma arte multidisciplinar com recurso a linguagens diversas.

Ficha artística:

Autor: Federico García Lorca

Dramaturgia e Encenação: Gil Salgueiro Nave

Cenografia, figurinos e cartaz: Luís Mouro

Desenho de luz, operação de luz e som e edição vídeo: Hâmbar de Sousa

Interpretação: Gonçalo Babo, Paulo Monteiro, Sílvia Morais, Susana Gouveia e Tiago Moreira

Confeção de figurinos: Sofia Craveiro

Adereços: Luís Oliveira e Roberto Álvarez Gregores

Insuflável: Denise Collin

Carpintaria: Ivo Cunha

Produção: Celina Gonçalves

Fotografia e Vídeo: Ovelha Eléctrica

Duração: 60 min.

Classificação etária: maiores 14 anos

*Crédito foto: Ovelha Eléctrica

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: