27.2 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 14, 2022
No menu items!
InícioRegionalFestival de Gastronomia do Maranho da Sertã com programa recheado de música...

Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã com programa recheado de música e cultura

  • Restaurantes da região aderem ao Festival permitindo uma extensão do mesmo por toda a vila da Sertã;
  • Atuações de músicos e grupos tradicionais e nomes de artistas como David Carreira ou GNR confirmados;
  • Showcookings, animações de rua, workshops e aprendizagem e recriação de saberes antigos.

O Festival de Gastronomia do Maranho, está quase a chegar! É já nos próximos dias de 14 a 17 de julho, que irá decorrer aquele que é considerado o maior evento de gastronomia e atratividade turística da região.

O cartaz já foi revelado, tudo para que não perca nenhuma das inúmeras atividades, restaurantes e momentos musicais que irão decorrer durante estes 4 dias.

Com especial destaque para grupos e artistas da região, promovendo desta forma a arte, o saber, a música e a dança típica da zona, não ficaram de fora alguns nomes fortes de consagrados músicos do panorama nacional, como é o caso de David Carreira ou os GNR.

O evento decorre ao ar livre e o palco principal será instalado na Alameda Carvalha, junto à Ribeira da Sertã, mas por toda a vila haverá inúmeros pontos de animação, cultura e lazer, permitindo que todos os visitantes do Festival se sintam envolvidos pelo mesmo, com muitas atividades tradicionais e concertos.

Dia 14 de julho, primeiro dia do festival e a animação sai à rua a partir das 16h com grupos locais, na rua Cândido dos Reis.

A partir das 17h30 tocam os “Tambores de Casal de Madalena”, um grupo de música popular da povoação de Casal de Madalena (Cernache de Bonjardim), com uma sonoridade muito típica e tradicional.

Às 18h30 dá-se a abertura dos stands e a inauguração oficial do festival, presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana  Abrunhosa, seguido das atuações da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense, instituição centenária com sede na vila de Pedrógão Pequeno e das Concertinas da Sertã, grupo com fortes raízes na música tradicional portuguesa, adaptando o seu som ao toque característico das concertinas.

A partir das 21h, atuarão os Marauders e às 22h30, o cantor norte-americano Chuck Wansley (a residir atualmente em Pedrógão Pequeno) acompanhado da Orquestra de Jazz do Porto.

A partir das 23h30 a animação da noite ficará a cargo dos Dj’s Gonçalo Henriques e Cromos da Noite no palco Dj’s.

Dia 15 de julho, a animação de rua começa às 11h com Vasco Santos, seguindo-se, às 12h00 o showcooking “Senhor Cozinheiro” com o Chef Tiago Antunes no Espaço Freguesias, onde se cozinhará a estrela da região, o Maranho, mesmo a tempo do almoço.

Mais tarde, às 17h30, a animação caberá à dupla Paloma & Luís, dois jovens músicos da região, que construíram recentemente este projeto musical com sonoridades muito diversas e que atuarão no Largo do Pelourinho.

Os stands abrirão normalmente às 18h30 e às 19h aturarão o Grupo de Cavaquinhos da Sertã, que integra nas suas fileiras cerca de dezena e meia de tocadores – a grande maioria, seniores – que interpretam grandes clássicos do cancioneiro nacional português e que tem a coordenação do músico Pedro Bargão.

Às 20h sobe ao palco o Grupo de Animação Seca Adegas, uma presença já habitual nas festividades da Sertã, de onde é originário, apresentando um repertório centrado na música tradicional portuguesa, seguido da cantora Sónia Costa, semifinalista do programa “Chuva de Estrelas” e vencedora da “Noite de sonho” na SIC, às 21h.

Às 22h30, sobe ao palco 1 a conhecida banda “Grupo Novo Rock”, mais conhecidos por GNR, que promete animar a noite de sexta-feira.

Sábado, dia 16, começa bem cedo com a corrida e caminhada do Maranho, uma iniciativa que compreende uma prova de atletismo e um passeio pedestre.

A organização é da responsabilidade do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã (CCD Sertã) e decorre pelas ruas da vila da Sertã, contemplando vários escalões etários.

Às 10h30 teremos a atuação dos Brass Fusion, um agrupamento musical, constituído por músicos da Sertã, que adapta de forma animada vários êxitos pop-rock com um estilo próprio e muito alegre.

Ao meio-dia o Chef André Ribeiro fará um showcooking que incidirá sobre as tradições gastronómicas com o principal foco das suas propostas no Maranho.

À tarde, às 16h00, tocam os The Memphis Trio, um grupo de músicos britânicos radicados na região, que interpretam músicas do estilo rockabilly.

Às 23h está prevista a atuação do músico David Carreira, no palco 1, que promete animar a noite de sábado, terminando a mesma com as sonoridades dos Dj’s Hugo Rafael e I Love Baile Funk no palco Dj’s.

Domingo, último dia do Festival de Gastronomia do Maranho, os stands abrirão às 10h e a partir das 14h haverá atividades para a família no Jardim da Serrada, onde existirão vários workshops e aprendizagens direcionadas às crianças e à família.

Durante o dia haverá ainda a atuação de vários ranchos folclóricos da região – Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim, Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache de  Bonjardim – ou a escola de Acordeão da Sertã.

Para a noite, a partir das 21h, atuarão os Nightmare & The Wolfmen Trio no Palco 1, grupo constituído por músicos da Sertã liderado por Rui Martins, que se dedica a revitalizar os pioneiros do rock com rebeldia e simplicidade.

O Festival de Gastronomia do Maranho terminará com um concerto da Orquestra de Sopros da Filarmónica União Sertaginense e o espetáculo piromusical que colocará um fim à programação, às 23h30.

O Festival de Gastronomia do Maranho posiciona-se como um encontro gastronómico e uma referência na região centro.

Mas não só, é também um festival de costumes e tradições que pretende dar palco a atividades culturais e familiares, através de demonstrações e workshops desenvolvidos em exclusivo pelas freguesias da região.

Contudo, de forma a reforçar a oferta e levar os turistas a conhecer um pouco melhor uma das vilas mais bonitas da Beira Baixa, este ano o festival irá decorrer um pouco por toda a vila,  tendo o leque de restaurante e oferta gastronómica sido alargados, levando os visitantes a explorar diversos cantinhos da Sertã e desafiando-os a experimentar o Maranho cozinhado pelos restaurantes mais emblemáticos do município, descentralizando o mesmo.

Ao longo dos quatros dias em que decorre o Festival de Gastronomia do Maranho, o destaque será principalmente este prato tão típico da Beira Baixa, mas haverá também espaço para outros petiscos gastronómicos locais, como doces, vinhos, queijos e charcutaria.

Outras atividades primárias relacionadas com a área agroalimentar e o comércio local tradicional serão igualmente reconhecidas por todo o espaço.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: